Em uma semana relativamente vazia na agenda de indicadores no exterior, os destaques domésticos estão ligados aos comportamentos dos preços em setembro e ao desempenho do comércio em agosto. Veja abaixo a previsão de nossos especialistas para esses números.

Inflação

Na quarta-feira, a FGV informa a leitura do IGP-DI em setembro. O índice de inflação já marca alta de mais de 15% em 12 meses. Segundo o time de Macroeconomia do Safra, ele terá novo avanço e passará a acumular 18,35% na mesma base de comparação.

Saiba mais:
> Resumo Semanal: Bolsa segue na contramão do exterior
> Carteira Recomendada: Onde investir na Bolsa em outubro

Já na sexta-feira, o IBGE revela o resultado do IPCA no mesmo mês. Para nossos especialistas, o índice oficial de inflação do país acelerou para uma alta de 0,52% em setembro, colocando o resultado em 12 meses em 3,01%.

Entenda aqui por que os índices da FGV e do IBGE podem apresentar comportamentos tão distintos.

Varejo

Um dia antes de abrir o IPCA, o IBGE mostra na quinta-feira o desempenho do varejo em agosto. Nossa equipe espera que o volume de vendas no setor tenha crescido 2,9% frente a julho e 8,6% ante agosto de 2019.

A projeção é mais otimista do que a mediana das expectativas coletadas pela Bloomberg, de avanço de 1,5% e 4,6%, respectivamente.

Para os economistas do Safra, o resultado na margem deve ser ainda melhor no varejo ampliado, que contabiliza o segmento de veículos e materiais de construção. Eles esperam alta de 5,5%, contra uma de 1,5% projetada pelo mercado. Em 12 meses, a alta prevista pelo Safra é de 5,4%. Já o mercado estima elevação de 2,7%.