O setor de serviços registrou uma leve queda de 0,2% na passagem de novembro para dezembro, informou o IBGE nesta quinta-feira, 11. Puxaram a retração no mês os serviços prestados às famílias (-3,6%) e os transportes (-0,7%).

O Safra entende que o resultado no primeiro grupo significa um risco para a retomada da economia, e sua recuperação será crucial para avaliar a velocidade e intensidade do crescimento do país em 2021.

Serviços têm pior queda anual da série histórica

O resultado dos serviços interrompeu a série de seis meses consecutivos de melhora na margem, mas veio em linha com a expectativa mediana do mercado, e  melhor do que o esperado pelo Safra.

Com isso, o setor encerrou o ano passado quase 4% abaixo do nível pré-pandemia. No acumulado de 2020, o recuo foi de 7,8%, o pior da série iniciada em 2012.

A variação negativa é explicada principalmente pelas atividades presenciais, como de restaurantes e hotéis, mais afetadas pelas medidas de distanciamento social.

Saiba mais:
Acompanhe nossas principais análises no canal do Safra no Telegram 
Safra Report: Nossa visão atualizada sobre onde investir em fevereiro

Apesar do nível baixo do setor de serviços, e do tombo do varejo em dezembro, o Safra ainda sustenta uma visão construtiva para o PIB em 2021, com projeção de crescimento de 4,0%.