Quem nos acompanha sabe que temos dedicado uma atenção especial ao comportamento da inflação no Brasil. O motivo é que o Banco Central vive um momento bastante importante, buscando ancorar as expectativas dos agentes para os próximos anos, que se encontram em alta.

A mediana do Relatório Focus para o fim de 2022 subiu pela décima nona semana consecutiva, atingindo precisamente 5%, o teto da meta do Banco Central.

Saiba mais:
Acompanhe o canal do Safra no Telegram 
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Já aqui no Safra, o cenário-base é que, mesmo com o aumento de mais de 10% do salário mínimo na virada do ano, o IPCA em 2022 deverá ficar em 4,4%, ou seja, dentro da meta.

Isso porque os próximos meses devem ser de desaceleração econômica e menor demanda, acompanhadas de um preço estável ou até mais baixo do barril de petróleo.

Mas vale dizer que, com o encarecimento disseminado dos bens industriais mostrado na prévia da inflação de novembro, ajustamos a projeção do IPCA deste ano de 2021 de 10,1% para 10,2%.

Safra-Weekly_Grafico.png

Isso não altera nossa visão de que o Banco Central deverá manter, na reunião de dezembro, o ritmo de elevação da Selic em 1,5 ponto porcentual. Para o Safra, a acomodação da economia brasileira indica que apertos mais rápidos do que isso não serão necessários.

JS Ativos Financeiros

O momento de alta de juros vivido hoje pelo mercado brasileiro gera um ambiente de desafios para os preços dos ativos, mas também pode abrir oportunidades para investimentos com horizontes mais longos.

É o caso do mercado de fundos imobiliários, que vem sendo pressionado pela recente abertura da curva de juros, fazendo com que diversos ativos sejam negociados a preços atrativos, inclusive com descontos significativos em relação ao valor dos imóveis que compõem os seus portfólios.

E um caminho para buscar ganhos com esse cenário é o novo fundo imobiliário do Safra, o JS Ativos Financeiros, que dedica parte da sua carteira justamente para aquisição de cotas de outros fundos imobiliários.

O JS Ativos Financeiros estreou na Bolsa na semana passada, e traz como principal característica uma gestão ativa, que opera em diversas classes de ativos e segmentos imobiliários.

Atualmente, o time de gestão também busca uma alocação em fundos de dívida imobiliária, que se beneficiam do aumento dos juros e da inflação, além de posições menores em ações do segmento de shopping centers.