Anunciamos nas últimas semanas o Safra Invest, novo modelo de distribuição dentro do Safra, dedicado aos agentes autônomos de investimentos. Esse é um modo de levar a experiência de investir conosco para ainda mais pessoas e regiões, por meio de escritórios credenciados. Nosso primeiro participante, a Apollo Investimentos, vem da região Sul do País. O escritório atuou ao nosso lado em uma série de etapas de testes da nova plataforma e teve participação ativa na construção do Safra Invest.

Para contar em mais detalhes essa história, conversamos com o sócio-fundador da Apollo, João Guilherme Penteado, que reforça a importância de um relacionamento próximo e dedicado, características que acompanham a marca Safra há gerações. “Cuidamos de pessoas. O dinheiro sob nossa administração é a consequência desse relacionamento”, afirma, lembrando que o capital acumulado dos clientes normalmente foi construído ao longo de décadas de dedicação.

Completando sete anos de história em junho de 2020, a Apollo vem de uma história recente de crescimento acelerado, com planos ambiciosos.

Os primeiros anos

Penteado começou a se interessar pelo mercado financeiro quando tinha apenas 12 anos. Naquela época, ao acompanhar o noticiário com o pai, interessou-se pelo quadro diário do jornal que informava o gráfico de bolsa e câmbio, que até então mais parecia um jogo de videogame. “Dos 18 aos 20 anos eu nem dormia à noite para estudar”, conta. “Fui desenvolvendo muito o conceito de diversificação e controle de risco”, complementa.

Esses foram valores que deram origem ao escritório, em 2013. Antes, o início da carreira se deu no funcionalismo público, mas logo mudou para o mercado financeiro, com passagens como operador em um escritório e consultor de investimentos, experiências que foram valiosas para lhe dar experiência no mercado antes de abrir seu próprio negócio.

O escritório surgiu em Ponta Grossa (PR). “Naquela época, ainda era difícil ver um planejamento de investimentos bem estruturado na região e começamos a ter demanda para atender a clientes que eram mais conservadores do que em outras regiões do País”, afirma.

“Nossa trajetória é diferente do que costumamos observar nesse mercado, pois não viemos de famílias com dinheiro e não tínhamos contatos, vencemos pela insistência”, conta. Os assessores que o acompanharam nessa trajetória hoje são seus sócios: Gustavo Radoski, responsável pela área de atendimento; José Eduardo Pieta, que coordena a área de alocação; e Bruno Heckler, que coordena a equipe comercial e os treinamentos.

Em 2016 o escritório começou a testar novos desafios, abrindo filial em Curitiba. “Foi nesse momento que descobrimos que éramos bons no que fazíamos.” A capital do Paraná já contava mais de 30 escritórios concorrentes, portanto esse movimento de expansão foi visto como um grande teste para quem vinha do interior. “A partir de então, percebemos que fazia sentido atuar de modo mais consistente e que era hora de acelerar”.

2019: o momento da virada

Os anos seguintes foram dedicados a fortalecer a estrutura e os processos. Em 2019, os resultados começaram a aparecer de modo mais expressivos. A Apollo contratou novos assessores, abriu outro escritório no interior do Paraná, em Guarapuava, e triplicou os valores distribuídos. Agora, mira outras localidades para se tornar um escritório de atuação nacional. Estão em fase avançada negociações para abrir escritórios em São Paulo, Araraquara, Balneário Camboriú e no Nordeste.

2019 foi também o ano de aproximação com o Safra. “Nosso escritório nasceu, cresceu e está em vias de chegar à fase adulta. Estávamos procurando alguém para casar e como nossos valores pessoais estavam muito em linha com os do Safra, optamos por aceitar o convite. Com a base de produtos que temos no Safra, também conseguimos atender muito bem aos clientes mais exigentes e de grande porte, que era uma dificuldade que tínhamos”.

Em 2020, o escritório não deixou de crescer, mesmo na crise. “Crescemos no mesmo ritmo de janeiro e fevereiro”, diz. Isso porque, segundo Penteado, o foco em controles de risco possibilitou gerenciar as perdas e preservar o patrimônio dos clientes.

Treinamentos e tecnologia a favor

Todo novo assessor da Apollo Investimentos, independente do seu nível de conhecimento, passa por um amplo processo de formação. Com duração de 11 meses, o programa inclui uma série de cursos internos, em uma imersão sobre as áreas do escritório, suas estratégias e argumentos de venda.

Atualmente com 25 assessores no time, grande parte deles se juntou ao escritório no ano passado - e, portanto, muitos ainda estão completando o curso de formação, o que sugere uma aceleração na curva de crescimento para os meses seguintes. A projeção da Apollo é completar a marca de 50 assessores até o final deste ano.

Junto ao programa de formação, um dos conceitos mais relevantes para a expansão é a definição de processos. E isso se reflete na estrutura, que contém uma área pouco comum no universo dos escritórios de investimentos: a de pesquisa e desenvolvimento. “Desenvolvemos diversas soluções para ganhar escala no serviço de agente autônomo, com uma série de softwares que garantem qualidade no atendimento e padronização de processos”, explica.

Com os próximos passos delineados em seu plano de expansão para o curto, médio e longo prazos, a Apollo colocou como objetivo se consolidar entre os maiores escritórios do Brasil nos próximos anos, crescimento focado na qualidade do atendimento. “É por meio da satisfação do cliente que teremos novas indicações, possibilitando crescermos exponencialmente”, conclui Penteado.

Este é o primeiro escritório credenciado ao Safra Invest. Confira, também, a história da V Invest, escritório localizado em São Paulo.

 

Para conhecer mais sobre o Safra Invest, clique aqui.