O grande evento da semana passada para os investidores foi o ínicio da retirada de estímulos anunciado pelo banco central dos Estados Unidos.

O Fed decidiu reduzir gradualmente, a partir deste mês de novembro, o ritmo do seu programa de compras de ativos, que deve ser encerrado em meados de junho do ano que vem.

Com essa definição, a principal questão hoje é quando a instituição deverá elevar a taxa básica de juros, o que seria o próximo passo da sua política monetária.

Sobre esse ponto, o presidente do Fed, Jerome Powell, segue demonstrando uma postura paciente, ainda entendendo que a inflação americana tem estado acima da meta em razão de fatores transitórios.

Saiba mais:
Acompanhe nossas análises no canal do Safra no Telegram 
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Em relação ao pleno emprego, outro objetivo levado em conta pelo BC americano, a forte criação de vagas em outubro contribuiu para que a taxa de desemprego recuasse de 4,8 para 4,6%.

Ainda assim, a taxa está acima do patamar pré-pandemia, de 3,5%.

Para o Safra, em meio ao aumento da procura por trabalho gerado pelo controle da pandemia, esse nível deve ser retomado apenas a partir de setembro do próximo ano, o que indica que o Fed seguirá sem alterar as suas taxas de juros nos próximos trimestres.

Com isso, esperamos que a taxa básica encerre 2022 apenas 0,25 ponto percentual acima do nível atual.

Safra-Weekly_Grafico _1_.png

Como temos mostrado, a definição do cenário macroeconômico nos Estados Unidos tem favorecido as bolsas internacionais, levando os principais índices a novas máximas.

Mas vale dizer que uma seleção cuidadosa de empresas pode incrementar ainda mais o potencial de retorno do investimento em ações, a exemplo da Safra Top 10 BDRs.

Trata-se da carteira recomendada de BDRs da nossa corretora, que acumula alta de mais de 50% no ano até o fim de outubro, contra 34% do S&P 500 no mesmo período.

Atualmente, os maiores pesos do portfólio estão em Goldman Sachs e JP Morgan, grandes nomes do setor financeiro.

Para este mês de novembro, a Amazon deixou de fazer parte da seleção, após reduzir as suas expectativas de vendas, diante dos gargalos com fornecedores e mão-de-obra.

No lugar da gigante de tecnologia, entra a Applied Materials, líder mundial na fabricação dos equipamentos utilizados para produzir semicondutores.

Você pode conhecer aqui quais são as companhias escolhidas pelo Safra. Lembrando que nossos clientes podem investir na Safra Top 10 BDRs com execução automática dos ajustes mensais.