O Ibovespa voltou a encerrar em alta ontem, diante da sinalização positiva trazida pela aprovação da autonomia do Banco Central no Congresso.

A própria autoridade monetária repercutiu o avanço da proposta, afirmando que há evidências de que um maior grau de autonomia está associado a níveis mais baixos de inflação, sem prejudicar o crescimento. Nesse ambiente, o índice de ações chegou a superar os 120 mil pontos.

No entanto, os ganhos foram limitados novamente pelas dúvidas em relação às contas públicas. O presidente da República disse ontem que uma nova rodada do auxílio emergencial deve começar a ser paga a partir de março, por um período de até quatro meses.

A expectativa da equipe econômica, segundo a imprensa, é que o benefício seja de R$ 200, abaixo do pago no ano passado. Mas há projetos no Congresso que buscam conceder valores maiores.

Bolsa fechada segunda e terça-feira

Outro fator de volatilidade é o ajuste nas carteiras dos investidores típico de dias próximos a feriados. Lembrando que não haverá pregão na B3 nem na segunda, nem na terça-feira. Os negócios serão retomados apenas na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 13h.

Já nos Estados Unidos, depois dos recordes nos últimos dias, os índices reduziram o ritmo e continuaram a andar praticamente de lado ontem.

Entre os destaques por lá, o governo americano divulgou ontem os dados semanais de seguro-desemprego. Foram somados 793 mil novos pedidos, um pouco acima das expectativas, mas abaixo do registrado na semana anterior.

Projeção do Safra para o PIB em 2021

O setor de serviços registrou uma leve queda de 0,2% na passagem de novembro para dezembro. O resultado interrompeu a série de seis meses consecutivos de melhora na margem, mas veio em linha com a expectativa mediana do mercado, e melhor do que o esperado pelo Safra.

O principal ponto de atenção no mês foram os serviços prestados às famílias, que englobam atividades presenciais, como de restaurantes e hotéis, que são mais afetadas pelas medidas de distanciamento social. O Safra entende que o desempenho desse grupo será crucial para avaliar a velocidade e intensidade do crescimento do país em 2021.

De maneira geral, seguimos com uma visão construtiva para o PIB neste ano, com projeção de crescimento de 4%.