O Ibovespa abriu a semana dando continuidade ao movimento de ganhos observado na semana anterior. Na segunda-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,97%, aos 118.812 pontos. Já o dólar comercial encerrou em valorização de 0,81%, cotado a R$ 5,72.

Bolsa em alta, mas dólar também avança

Esse desempenho ganhou a ajuda das commodities, que seguem em alta e favorecem ações de empresas exportadoras, e de bancos.

Ainda assim, o sentimento é de cautela, o que pode ser visto na desvalorização do real frente ao dólar, por exemplo.

Dois temas principais seguem no radar dos investidores. Um deles são os possíveis vetos no Orçamento. O governo tem até o dia 22 para decidir sobre a sanção ao texto aprovado no Congresso.

Além disso, a disputa política também segue no radar. Está marcada para amanhã o julgamento no plenário do STF sobre a instalação da CPI da Covid no Senado, enquanto o governo pede que governadores e prefeitos também sejam investigados.

Vendas no varejo

E logo mais, às 9 horas, o IBGE divulga os números de vendas no varejo para fevereiro, que ainda devem refletir um cenário anterior às novas medidas de distanciamento social. Nossa projeção é de aumento de 1,5% sobre janeiro, mas queda de 2,3% sobre fevereiro de 2020.

Internacional

No cenário internacional, o dia de ontem foi muito próximo da estabilidade nos Estados Unidos.

Depois dos recordes recentes de pontuação, o movimento foi de pausa nos ganhos enquanto os investidores esperam o início da temporada de resultados do primeiro trimestre, que começa nesta semana com números do setor financeiro.

E agora às 9h30, iremos conhecer os números de inflação nos Estados Unidos em março. O núcleo do CPI, que exclui preços de alimentos e energia e é a medida acompanhada pelo banco central americano, deve marcar alta de 1,5% na comparação anual.

Fundos imobiliários

Todos os meses, divulgamos uma série de recomendações para investir diretamente no ambiente de Bolsa.

Nesse sentido, publicamos ontem a nossa carteira de fundos imobiliários para este mês.

Promovemos uma troca, e assim, nossa recomendação para este mês passa a não ter nenhum ativo focado no segmento de shoppings. Os principais nomes são de fundos de logística ou de ativos financeiros.

Uma das principais características dos fundos imobiliários é a distribuição de rendimentos mensais aos cotistas, isentos do Imposto de Renda. Conhecido como dividend yield, o rendimento da nossa carteira sugerida é de 7,2% para o ano.

Você pode conhecer a nossa carteira completa de fundos imobiliários aqui. Neste link, você também relembra as carteiras deste mês que já divulgamos em ações, BDRs, dividendos e ESG, que é o termo em inglês para os critérios de sustentabilidade nos investimentos.