Todo o mês, o Safra atualiza suas carteira sugeridas para quem deseja investir em ações, fundos imobiliários ou BDRs. Em abril, também tivemos um novo lançamento em nossos portfólios: a nossa carteira de ações com foco em critérios ESG.

Consolidamos a seguir um resumo das principais alterações nas carteiras de abril. Acesse os links para conferir as recomendações completas.

E, para entender o quanto da sua carteira é ideal investir em renda variável ou fundos imobiliários de acordo com o seu perfil, não deixe de conferir o Safra Report deste mês

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Safra Top 10 Ações

Para o mês de abril, na Safra Top 10 Ações, realizamos na a troca de Banco do Brasil (BBAS3) por Itaú Unibanco (ITUB4). Apesar de ainda vermos o BB como muito atrativo em termos de valuation, entendemos que há uma falta de catalizadores de curto prazo que possam fazer o papel ser mais bem precificado.

Já no varejo, optamos pela saída de Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) para aumentar a exposição a Assaí (ASAI3). Vemos o Assaí como uma opção mais resiliente por conta das boas perspectivas para o negócio de atacarejo, o que em nossa visão se enquadra melhor no cenário mais desafiador de curto prazo.

Carteira de Ações do Safra para abril de 2021 (Safra Top 10 Ações)

Veja em detalhes a carteira Safra Top 10 Ações de abril.

Carteira de Dividendos

Na Carteira de Dividendos, retiramos Taesa (TAEE11) e TIM Brasil (TIMS3), mas incluímos Cemig (CMIG4) e BB Seguridade (BBSE3).

Estamos retirando as ações da TIM Brasil de nossa carteira visto que não vemos nenhum catalisador para o curto prazo. Já a Taesa sai, pois, apesar de seguirmos bastante confiantes com as suas perspectivas de médio e longo prazo, vemos boa parte delas já precificadas nos níveis atuais de negociação.

A Cemig, por outro lado, entra, pois acreditamos que o atual patamar de preço representa um bom ponto de compra e somos bastante otimistas com a agenda positiva de sua atual gestão, que vem tomando iniciativas de corte de custos e venda de ativos.

Por fim, vemos uma boa relação entre risco e retorno com BB Seguridade. Após um ano fraco para a companhia, negativamente impactado pelos resultados financeiros da Brasilprev, 2021 deve ser um ano de recuperação.

Carteira de Dividendos do Safra para abril de 2021

Veja em detalhes a carteira de dividendos de abril.

Carteira ESG

O Safra lançou neste mês a Carteira ESG, composta por empresas com potencial de crescimento e que se destacam tanto pela sua transparência na gestão quanto pelo seu comprometimento com práticas sustentáveis de investimento.

O portfólio estreou com uma exposição maior aos setores de utilidades básicas (Neoenergia e Cemig) e serviços financeiros (Itaú Unibanco e BTG Pactual).

carteira-recomendada-esg-safra-abril-2021.png

Veja em detalhes a carteira de ações focada em critérios ESG de abril.

Safra Top 10 BDR

Para o mês de abril, fizemos apenas uma troca em nossa carteira Safra Top 10 BDR. Sai a CVS (CVSH34) da carteira, pois suas ações apresentaram um bom desempenho recentemente, porém, não vemos muitos catalisadores no curto e médio prazo para levá-las a alcançarem uma maior valorização.

Em seu lugar, entra Cummins (C1MI34), pela perspectiva de resultados melhores nas vendas de caminhões e a aceleração dos investimentos em veículos elétricos.

Carteira de BDRs do Safra para abril de 2021

Veja em detalhes a carteira Safra Top 10 BDRs de abril.

Carteira de FIIs

A carteira de fundos imobiliários apresenta uma mudança em sua composição em abril: saem as cotas do HSI Malls (HSML11), dando lugar às cotas do BTG Pactual Crédito Privado (BTCR11).

Desse modo, os segmentos de logística e ativos financeiros aparecem como os mais representantes: cada um com 30% de participação na carteira. Complementam o portfólio os segmentos de escritórios e os fundos híbridos, ambos com 20% de participação cada.

A estratégia de investimento em FIIs prevê a distribuição de rendimentos mensais aos cotistas, geralmente isento do Imposto de Renda. Também conhecido como dividend yield, essa distribuição está estimada em 7,2% no período de um ano na seleção de ativos para este mês.

carteira-fii-safra-abril-2021.png

Veja em detalhes a carteira de fundos imobiliários (FIIs) de abril.

Carteira de Biotecnologia

A carteira de BDRs em biotecnologia é uma carteira bônus para abril. Ela não faz parte de nossas carteiras regulares, mas neste mês chamamos a atenção para o tema da biotecnologia em especial.

O setor de biotecnologia é historicamente defensivo no mercado de ações. Ele tem desenvolvido e comercializado terapias inovadoras nos últimos anos, o que pode dar suporte ao crescimento de receita no curto e longo prazo.

A carteira a seguir traz nomes, que, em nossa visão, representam boas oportunidades no médio a longo prazo neste setor. 

Carteira de Biotecnologia do Safra para investir em abril de 2021

Veja em detalhes a carteira para investir em biotecnologia.

Também apresentamos a importância deste tema em duas lives especiais no final de março, que você pode rever a seguir:

A primeira live fala sobre os impactos do mapeamento genético nos próximos dez anos e as possibilidades para o tratamento de doenças graves.
 

A segunda live abordou a importância da biotecnologia e o futuro da medicina personalizada.