O principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, continua em uma semana positiva. Com uma alta de 0,84% ontem, o índice se aproxima novamente da marca dos 100 mil pontos. Já o dólar comercial segue em valorização, encerrando a quarta-feira aos R$ 5,60, após ganhos de 0,37%.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro no Morning Call:

Internacional com incertezas

Isso apesar do noticiário internacional ainda trazer incertezas.

Como pano de fundo, seguem assuntos como a evolução do coronavírus na Europa, a expectativa pelas vacinas e a espera por mais informações sobre a temporada de balanços das grandes empresas nos Estados Unidos, onde também se aguarda uma definição sobre os estímulos à economia.

Brasil com sinais positivos na economia

Já no cenário brasileiro, ontem tivemos mais uma sinalização positiva para a economia. O IBGE divulgou que o volume de serviços prestados em agosto cresceu 2,9% sobre julho, superando a estimativa de 1,2% do nosso time de Macroeconomia.

Esse resultado se junta a bons números que já foram divulgados na indústria e no varejo, e reforçam a perspectiva positiva para o terceiro trimestre. Você pode ler mais sobre esse assunto aqui.

Agora, fica a expectativa para às 9h, quando o Banco Central divulga o IBC-Br de agosto, que é conhecido como uma prévia do PIB. Nosso time de Macroeconomia projeta uma queda de 4% na comparação com agosto de 2019, mas espera um crescimento de 2,2% sobre os números de julho.

Live Safra

Para hoje, também teremos mais uma live. Às 15h, os especialistas da Corretora do Safra vão apresentar a nossa visão para uma carteira de investimentos em ações no atual cenário. Acompanhe por este link

Investimento conservador na Bolsa

O mercado de renda variável é conhecido pelas oscilações nos preços, mas existem diferentes modos de se posicionar na Bolsa, para diferentes níveis de risco. Existe uma estratégia, inclusive, que é sugerida até mesmo para investidores ultraconservadores, que é a dos fundos do tipo Long & Short.

No Safra, por exemplo, se enquadram nessa categoria os fundos Safra Kepler e Kepler Equity Hedge. Eles investem na Bolsa, mas têm uma correlação muito baixa com o Ibovespa. Inclusive, são classificados como fundos multimercados.

Nessa estratégia, o gestor identifica duas ações que, nas nossas análises, mostram distorções de preços entre elas, gerando oportunidades de ganhos. Essa análise é feita com vários pares de ativos, ao mesmo tempo.

E justamente por explorar essas diferenças entre ações específicas, essa estratégia reduz a volatilidade do mercado. E por isso, ela pode compor parte da carteira de todos os investidores.

No acumulado do ano até o fechamento de setembro, por exemplo, os fundos Kepler acumulam ganhos de mais de 3,5%, enquanto o Ibovespa continua no negativo. Você pode conferir mais informações sobre esses fundos nas lâminas que deixamos na descrição deste vídeo no YouTube.