Na sequência dos recordes de pontuação que vimos neste início de ano, os últimos dias foram de volatilidade para o Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa brasileira.

No acumulado da semana o recuo foi de 3,8%, apesar de sinalizações positivas para os estímulos nos Estados Unidos, que devem aumentar a liquidez global. Você pode relembrar os principais assuntos da semana aqui.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro no Morning Call:

Vacinação no Brasil

E o final de semana trouxe um desdobramento importante para o combate à Covid-19. A Anvisa aprovou, por unanimidade, os pedidos do Instituto Butantan e da Fiocruz para o uso emergencial da Coronavac e da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.

O governo de São Paulo anunciou que a vacinação começou ontem para profissionais de saúde e a população indígena, e nesta segunda-feira inicia o plano logístico de distribuição de doses, seringas e agulhas para seis hospitais do estado. Já em nível nacional, o Ministério da Saúde autorizou os estados a iniciarem a imunização na tarde desta segunda-feira.

Enquanto as vacinas de Oxford não chegam ao território brasileiro, o plano de imunização começará com a Coronavac, com 6 milhões de doses.

PIB da China

Ainda neste domingo, acompanhamos a divulgação do PIB da China no quarto trimestre. O país asiático chama atenção por provavelmente ser uma das poucas economias mundiais a encerrar o ano de 2020 com crescimento econômico: o PIB do quarto trimestre avançou 6,5% sobre o mesmo período de 2019, acumulando alta de 2,3% no ano.

O número veio acima do esperado pelo consenso de mercado, que projetava alta de 6,2% no trimestre. Vale lembrar que a China é o principal parceiro comercial do Brasil no mundo, consumindo principalmente commodities.

Copom e Joe Biden

Para esta semana, a agenda econômica é mais leve, mas ainda assim teremos eventos importantes para acompanhar.

O destaque fica para a quarta-feira. Acompanharemos a primeira reunião do Copom no ano e a posse do presidente-eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.

Também ficaremos atentos para a reunião de política monetária do Banco Central Europeu na quinta-feira, que pode sinalizar para novos estímulos.

Você pode conferir a agenda com os principais indicadores da semana aqui.