Os próximos dias terão sinalizações importantes na agenda de indicadores econômicos no Brasil e no cenário internacional.

Logo no domingo, o mercado já irá conhecer o dado de PIB da China no último trimestre de 2020. Ao longo da semana, no Brasil também teremos números importantes sobre a atividade econômica, a situação fiscal e a primeira reunião do Copom no ano.

Confira as principais divulgações econômicas previstas para a semana.

Domingo: PIB da China

Às 23h, uma bateria de dados sobre a economia chinesa movimenta o noticiário. Destaque para o PIB do quarto trimestre, com a projeção do consenso de mercado por um crescimento de 6,2% na comparação com o quarto trimestre de 2019.

No mesmo horário, serão conhecidos os números sobre produção industrial, vendas no varejo e investimento fixo, todos referentes a dezembro. O consenso de mercado projeta crescimento na comparação com dezembro de 2019, de 6,9%, 5,5% e 3,2%, respectivamente.

Segunda-feira: “Prévia do PIB”

Às 9h, o Banco Central revela o IBC-Br de novembro. O indicador é conhecido como “prévia do PIB”, embora a metodologia adotada seja diferente. Nosso time de Macroeconomia projeta crescimento de 0,3% na comparação com outubro, e recuo de 0,8% na comparação com novembro de 2019.

Mais cedo, às 8h25, o Banco Central também divulga o Relatório Focus, pesquisa semanal com agentes econômicos do mercado sobre indicadores como PIB, inflação, juros e câmbio.

Terça-feira: Sem destaques

Quarta-feira: Copom

Após o fechamento do mercado, o Banco Central revela a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa Selic. Nosso time de Macroeconomia, bem como o consenso de mercado, projeta manutenção da Selic a 2% ao ano.

Saiba mais:
> Especial pós-pandemia: O que esperar para 2021
> Saiba por que 2021 é promissor para companhias do setor imobiliário 
> Quando COEs valem a pena? Veja 4 dicas para investir no produto

As atenções devem se voltar, no entanto, para o tom do comunicado. Em dezembro, o comunicado do Copom deixou aberta a possibilidade de uma mudança na comunicação neste mês, embora nosso time avalie que isso acontecerá somente em março. Relembre a análise da última reunião aqui.

No mesmo dia, sem horário definido, a Receita Federal deve revelar números sobre a arrecadação federal de dezembro, trazendo uma visão sobre as contas públicas no consolidado de 2020 .  

Quinta-feira: Política monetária na Europa

Às 9h45, o Banco Central Europeu (BCE) revela a sua decisão de política monetária. A taxa básica de juros está em 0% ao ano, e o consenso de mercado projeta que continuará neste patamar. Parte do mercado avalia que há a possibilidade de novos estímulos serem anunciados.

Às 10h30, os EUA anunciam o Índice de Manufatura da Filadélfia para janeiro, um indicador acompanhado pelo mercado para avaliar a performance da indústria americana. O consenso de mercado prevê avanço de 9,1 pontos em dezembro para 12,0 pontos em janeiro.  

Sexta-feira: Sem destaques