Ontem tivemos um dia de recuperação nos mercados: o Ibovespa encerrou com ganhos de 2,48% e fechou aos 102.065 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em queda de 0,52%, cotado a R$ 5,47.

As incertezas em torno do teto de gastos diminuíram após o ministro Paulo Guedes vir a público reforçar o compromisso com a agenda fiscal. Ele ainda sinalizou para a possibilidade de realizar investimentos em infraestrutura sem comprometer o teto de gastos. E esse movimento trouxe mais tranquilidade aos negócios.

Confira as explicações no Morning Call desta quarta-feira:

Mineração, siderurgia e Magazine Luiza

As empresas do setor de mineração e siderurgia, que têm participação relevante na bolsa brasileira, também se destacaram. 

Isso porque a cotação do minério de ferro vem em forte alta. Apenas ontem, os preços subiram mais de 5%, atingindo valores vistos pela última vez em janeiro de 2014. A explicação para esse movimento vem da China, uma vez que a economia vem mostrando recuperação após o choque provocado pelo coronavírus no início do ano.

O desempenho de Magazine Luiza também se destacou, sendo a ação com a maior valorização do Ibovespa, de quase 10%. Isso acontece depois da empresa divulgar um balanço que, apesar de registrar um prejuízo de pouco mais de 64 milhões no segundo trimestre, mostrou resiliência à crise.

E, em live com o Safra na tarde de ontem, Luiza Trajano disse que o desempenho em julho e agosto permaneceram fortes. Ela ainda comentou sobre reforma administrativa, reforma tributária, os impactos da crise e muitos outros temas de relevância para o Brasil. Você pode rever a transmissão aqui.

Sinalização para o PIB

Ontem também foi divulgado, pela FGV, mais uma sinalização sobre a atividade da economia no segundo trimestre. O Monitor do PIB, elaborado pela instituição, mostrou uma retração de 8,7%. Essa é uma indicação melhor que o IBC-Br, indicador divulgado pelo Banco Central na semana passada, e que apontou para uma queda de 10,9%. Os números oficiais do PIB serão divulgados pelo IBGE no dia primeiro de setembro.

Bolsa com menos volatilidade

O início desta semana mostrou dois dias de comportamentos muito diferentes na Bolsa: uma queda mais forte na segunda-feira, e uma recuperação também mais expressiva no dia seguinte.

Esse movimento é importante para lembrar que, apesar das expectativas positivas para a Bolsa, ainda estamos vivendo em um momento de volatilidade. E isso também reforça a importância da diversificação das carteiras.

Uma classe de produto que vemos com bons olhos para praticamente todos os perfis de investidores, até mesmo os conservadores, é o fundo multimercado da categoria long & short.

Nessa classe de ativo, temos como destaque no Safra o fundo Kepler. O interessante desse tipo de produto é que ele atua no mercado de ações, mas tem baixa correlação com o Ibovespa. Isso porque ele utiliza uma série de instrumentos para explorar assimetrias e inconsistências nos mercados, permitindo ganhar tanto nos movimentos de alta quanto nos de baixa.

Neste ano, por exemplo, o fundo acumula retorno positivo de mais de 2,5%, superando tanto os resultados do Ibovespa quanto do CDI. Você pode conferir os resultados completos do fundo na lâmina do produto.