A volatilidade segue intensa no mercado. O Ibovespa chegou a operar em alta pela manhã de ontem, mas sofreu no restante do pregão e fechou abaixo dos 99 mil pontos pela primeira vez em dois meses. O resultado foi pressionado pelo mercado nos Estados Unidos, onde os índices também oscilaram ao longo do dia até fecharem com perdas de mais de 1%.

Veja o Morning Call completo aqui:

Os números da economia brasileira, no entanto, vêm trazendo boas notícias. O volume de vendas do varejo subiu 5,2%, na comparação com o mês anterior. O resultado veio bem melhor do que o consenso de mercado, que previa alta de 1,3%. Foi o maior crescimento para um mês de julho na série iniciada em 2000. 

Já o varejo ampliado, que inclui na conta o segmento de veículos e materiais de construção, cresceu 7,2% de junho para julho, enquanto o esperado era uma alta de 5,3%. A equipe de Macroeconomia do Safra destaca que a forte alta reforça a trajetória de recuperação do setor, após o choque registrado em março e abril. Nossos especialistas acreditam que as vendas no país devem seguir em trajetória de crescimento nos próximos meses.

Para hoje, está prevista a divulgação do desempenho dos serviços em julho, que, segundo nossa equipe, também deve ter registrado alta.

Mercado de trabalho

O Ministério da Economia, por sua vez, disse ontem que os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores formais somaram pouco mais de 460 mil em agosto. O número é 18% menor tanto na comparação com julho, quanto em relação a agosto de 2019.

Também hoje teremos mais uma live, desta vez sobre o Safra Report, nosso relatório mensal sobre economia e investimentos. Acompanhe ao vivo a live do Safra Report, às 16h, e entenda a visão dos nossos especialistas para carteiras de investimentos pensadas para todos os perfis de risco

Safra Faraday

A aplicação em fundos de diversas classes é a principal estratégia nas nossas recomendações de investimentos aqui no Safra. Com eles, é possível contar com equipes de profissionais qualificados e dedicados integralmente a buscar as melhores oportunidades no mercado, sobretudo no cenário de forte volatilidade que vem se desenrolando neste ano. 

Além dos fundos com a gestão da Safra Asset, temos em nossa prateleira os fundos de fundos, nossa família Faraday. Com eles, é possível investir nos principais e mais renomados fundos do país, explorando diferentes estilos de gestão com a curadoria rigorosa dos nossos especialistas, fazendo uma avaliação constante dos gestores e rebalanceando as posições.

A família Safra Faraday tem fundos voltados a produtos multimercado, e também com foco em ações. Neles, é possível acessar produtos consagrados, alguns fechados para captação. Fazem parte deles casas como SPX, Kapitalo, Adam, Verde e Atmos.

Além disso, acabamos de lançar o Faraday Global, que oferece em um único produto um portfólio de fundos internacionais dedicados a várias classes, como crédito privado, multimercados e renda variável.