A Bolsa continua em trajetória de recuperação. Na segunda-feira, o Ibovespa avançou 1,49% e fechou aos 104.426 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em queda de 0,70%, cotado a R$ 5,34.

O avanço de vacinas contra o coronavírus foi o grande destaque de ontem. Há a avaliação de que a vacina é essencial para a economia poder retomar o seu ritmo normal.

Confira as explicações da estrategista Tatiana Gomes:

Corrida pela vacina

E ontem, as três vacinas mais avançadas em estudos apresentaram resultados positivos em testes preliminares, mostrando que elas são seguras para uso. Agora, é preciso comprovar a eficácia delas.

Nesta corrida pela vacina, quem está mais avançado é a Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Já em fase final de testes, a expectativa é de que ela esteja disponível para produção em setembro.

Mercado ajusta expectativas

No noticiário econômico, o mercado vem ajustando as expectativas de queda do PIB, incorporando um cenário menos pessimista. O relatório Focus, que é uma pesquisa feita toda semana pelo Banco Central, mostrou que a expectativa de queda do PIB passou de 6,1% para 5,95%. Esse número se aproxima da projeção do nosso time de Macroeconomia, de uma retração de 5,7%.

Nova projeção para a Bolsa

O time de análise da Safra Corretora atualizou a projeção para o Ibovespa, passando de 97 mil pontos para 112 mil pontos (confira o relatório aqui). Esse novo cenário reflete uma melhora na percepção sobre os indicadores de risco, o que motivou nosso time a atualizar os modelos de análise.

É sempre importante lembrar que o Ibovespa representa uma cesta de ações, e por isso retrata apenas um desempenho médio do mercado. Por meio de uma gestão ativa, buscando selecionar os melhores ativos para os diferentes momentos do mercado, o potencial de ganhos é maior.

Nesse sentido, aqui no Safra temos uma série de fundos de ações com ótimo histórico, além das carteiras recomendadas de ações e de dividendos, e dos COEs, com alternativas para bolsas internacionais.