Na semana passada, o Ibovespa acumulou um resultado positivo de 0,6%, embora ainda não tenha conseguido fôlego para retomar as máximas históricas, ao redor dos 123 mil pontos. Já o dólar comercial avançou um pouco mais de 1,5%, acumulando a segunda semana de ganhos frente ao real.

Os principais assuntos no mercado

Notícias como o debate sobre a política monetária americana e a agenda de reformas no Brasil, como a reforma administrativa, deram o tom nos mercados dos últimos dias, e devem continuar sendo acompanhadas de perto.

Já nestes próximos dias, a agenda de indicadores econômicos também ganha destaque. Números de inflação, com o IPCA-15 e o IGP-M, e do mercado de trabalho, com Caged e PNAD Contínua, entram no radar dos investidores brasileiros.

E, no cenário internacional, teremos uma nova leitura de inflação nos Estados Unidos, na sexta-feira. Em meio a esse ambiente de debates sobre a política monetária americana, dados sobre os níveis de preço ganham ainda mais importância. 

Confira a agenda completa desta semana e o resumo do que aconteceu de mais relevante na semana passada.

Commodities

O desempenho do setor de commodities tem sido um dos principais destaques positivos neste ano. E para este setor, é muito importante acompanhar o noticiário vindo da China.

Os indicadores chineses de abril, no entanto, revelaram uma desaceleração na atividade econômica.

As vendas no varejo, por exemplo, têm sugerido uma recuperação sem muito vigor, e os dados no mercado de crédito apontam para um segundo semestre de crescimento mais modesto.

Esse cenário sugere um alerta para países exportadores de commodities, como o Brasil.

Uma desaceleração na economia chinesa poderia levar a uma reversão parcial de movimentos que vimos recentemente, como a valorização da moeda e a alta nos preços das commodities.

Ela também pode sugerir a necessidade de um aperto monetário em países exportadores de commodities na América Latina e em outros continentes, algo que já vem sendo feito no aqui Brasil desde o início deste ano.

Ao longo do dia, publicaremos mais detalhes sobre esta análise em nossa Central de Conteúdo.