O principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, encerrou a última sexta-feira em queda, mas ainda assim acumulou mais uma semana de ganhos. Já são sete semanas consecutivas do índice em alta –  sobre este tema, veja mais aqui.

Acompanhe os principais assuntos do mercado financeiro em nosso Morning Call.

Ganhos na Bolsa 

Desde o início de novembro, quando vimos uma melhora nos mercados aqui no Brasil e no mundo, o índice já sobe mais de 25%.

Alguns fatores seguem como pano de fundo para esse desempenho. Além da redução na incerteza geopolítica após as eleições americanas, temos observado uma forte recuperação nos preços das commodities, o retorno dos estrangeiros ao mercado brasileiro e acompanhado as expectativas pelas vacinas e pelo novo pacote de estímulos nos Estados Unidos.

Estímulos nos EUA

As negociações pelo pacote de estímulos nos Estados Unidos, que totaliza cerca de US$ 900 bilhões, se prolongam por meses, mas vêm ganhando força renovada após as eleições presidenciais. 

E, durante este fim de semana, líderes do Congresso americano anunciaram que, enfim, chegaram a um acordo entre republicanos e democratas sobre os termos do pacote. Há a expectativa na imprensa americana de que a votação ocorra ainda hoje.

Autorização para Moderna

Ainda no noticiário americano, na noite de sexta-feira, após o fechamento dos mercados, a agência reguladora aprovou o uso emergencial da vacina da Moderna. A notícia vem uma semana após a autorização concedida à Pfizer, ampliando o acesso aos imunizantes.

Lockdown no Reino Unido

Por outro lado, se as vacinas estão mais próximas, também devemos continuar monitorando com cautela o avanço da pandemia.

Durante o fim de semana, o Reino Unido anunciou um lockdown em Londres e no sudeste do país, com temores sobre uma mutação do novo coronavírus. Logo em seguida, diversos países europeus anunciaram a suspensão de viagens de passageiros vindos do Reino Unido. Entre eles, estão a Holanda, a Bélgica e a Itália.

Fiscal

Já no cenário brasileiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou as férias de fim de ano, que começariam neste final de semana. Um dos temas que está em pauta entre o governo e o Congresso é o impasse quanto à medida provisória que trata do pagamento da 13a parcela do Bolsa Família.

Agenda da semana

Essa semana, assim como a próxima, será bem mais curta. Com os mercados financeiros fechados na quinta e na sexta-feira, a agenda de indicadores econômicos se concentra nos primeiros dias da semana.

E o destaque deve ficar para o IPCA-15 de dezembro, índice conhecido como prévia da inflação. As últimas leituras têm surpreendido para cima, então acompanharemos com atenção este dado.

Teremos também uma série de indicadores nos Estados Unidos, revisões de PIB do terceiro trimestre, e números, no Brasil, sobre estoque da dívida e de crédito.

Você pode acompanhar a agenda completa e as projeções para os principais dados aqui.