Com a quinta alta seguida alcançada na sexta-feira, o Ibovespa acumulou na semana passada ganhos de mais de 4%. No mês, o avanço está perto de 18%. O movimento positivo se repete em outros países, mas vem sendo reforçado na Bolsa brasileira pelo ingresso líquido de 30 bilhões de reais de recursos estrangeiros apenas em novembro.

Veja aqui o Morning Call do Safra:

Neste semana que se inicia, os negócios devem ser influenciados pela divulgação de indicadores de peso. Na agenda doméstica, vamos conhecer amanhã o saldo da balança comercial em novembro, e na quarta-feira a produção da indústria em outubro.

Já o principal número da semana sairá na quinta-feira de manhã, quando o IBGE divulga o PIB do país no terceiro trimestre. A maioria dos analistas espera que o resultado confirme a forte recuperação da economia brasileira. Para os especialistas do Safra, o país deve ter crescido 8,9% em relação ao segundo trimestre.

Aluguel de FIIs

E uma novidade importante começa a valer a partir de hoje no mercado brasileiro. Investidores que compram fundos imobiliários passam a contar com a possibilidade de alugá-los, recebendo um rendimento adicional por isso.

Já os mais experientes conseguem agora operar vendidos nesse mercado, se posicionando para lucrar com a queda no preço de um fundo.

Emprego e inflação

O IBGE informou na sexta-feira que o desemprego no país chegou a 14,6% nos três meses até setembro, a taxa mais alta da série histórica iniciada em 2012. O time de Macroeconomia do Safra, no entanto, ressalta que a população ocupada cresceu pela primeira vez desde o início da crise, mostrando que o mercado de trabalho sinaliza uma retomada, na esteira do avanço da atividade econômica.

Nossa equipe também analisou nos últimos dias outra variável macroeconômica fundamental, a inflação. Com o forte ritmo verificado na prévia de novembro, o cenário-base do Safra para o IPCA em 2020 foi ajustado de alta de 3,4 para 3,9%. Isso deixaria o índice apenas 0,1 ponto porcentual abaixo do centro da meta do Banco Central.