O Ibovespa conseguiu retomar os ganhos na sexta-feira, apesar do desempenho negativo do mercado americano. Uma influência positiva aqui veio da associação de montadoras no país, que informou que a produção de veículos subiu mais de 20% de julho para agosto, sinalizando que a economia brasileira segue em recuperação.

Confira aqui o Morning Call completo:

E outro dado importante foi divulgado na sexta-feira. O mercado de trabalho nos Estados Unidos teve criação líquida de quase 1,4 milhão postos em agosto, em linha com as expectativas do mercado. Com o resultado, a taxa de desemprego por lá recuou para 8,4%.

Bolsas na Europa

Com os mercados fechados no Brasil, por conta do Dia da Independência, e nos Estados Unidos, pelo Dia do Trabalho, os negócios ontem foram marcados pela firme alta registrada na Europa, com destaque para o avanço de mais de 2% da bolsa londrina. Já hoje, as bolsas por lá operam em baixa, pressionadas pela queda no mercado americano de futuros.

Contribuiu para isso o noticiário envolvendo o desenvolvimento de vacinas anti-coronavírus, que impulsionou ontem as ações das farmacêuticas. Se você quiser saber mais sobre esse tema e conhecer quais são as substâncias que estão na última fase de testes, acesse o levantamento que publicamos em nossa Central de Conteúdo.

Queda menor no PIB

O PIB brasileiro registrou uma queda recorde no segundo trimestre. Mas o ritmo da recuperação da economia vem surpreendendo positivamente. O crescimento da indústria em julho veio acima das estimativas, e a equipe de Macroeconomia do Safra espera que o mesmo mês tenha registrado alta também no comércio e no setor de serviços. Os resultados serão conhecidos na quinta e sexta-feira.

Nesse contexto, o cenário-base do Safra para o PIB em 2020 foi melhorado em meio ponto porcentual, prevendo agora uma contração de 5% no ano. Já a alta projetada para 2021 foi elevada de 4% para 4,5%

Um fator importante considerado pelos nossos especialistas foi a extensão do auxílio emergencial, com uma injeção adicional próxima a R$ 100 bilhões na economia.