Os mercados passaram por uma correção, após a sequência de ganhos vistos desde segunda-feira.

Aqui no Brasil, o Ibovespa não escapou ao movimento. Depois de emplacar cinco sessões de alta, o índice teve um dos maiores recuos de ontem, pressionado pelo tom mais duro do que o esperado do Banco Central a respeito do aumento de juros no país.

Já no exterior, os investidores operaram em compasso de espera pelos novos dados de inflação nos Estados Unidos.

O foco está no índice CPI, que mostrará hoje o comportamento dos preços ao consumidor por lá em novembro.

Lembrando que o último resultado veio acima do esperado pelo mercado, e uma nova surpresa de alta pode reforçar as expectativas para que o banco central americano aperte a política monetária mais rapidamente por lá.

Aqui no Brasil, a inflação também é o destaque de hoje. O IBGE informa agora de manhã a variação do IPCA em novembro, e a projeção do Safra é de mais uma alta acima de 1% na margem, levando o acumulado em 12 meses para praticamente 11%.

Você já pode conferir a edição de dezembro do Safra Report, o relatório mensal que traz a nossa visão para a economia e investimentos.

Nele, apresentamos sugestões de alocação com diversas classes de ativo e voltadas para diferentes perfis de risco, do dinâmico ao mais conservador.

Com um cenário difícil para a economia brasileira, diante do forte ciclo de aperto monetário em curso no país, reforçamos a nossa recomendação de diversificação das carteiras, um dos pilares da nossa filosofia de investimentos.

Desse modo, promovemos apenas um leve ajuste para este mês de dezembro, deslocando uma pequena parcela de produtos pós-fixados para a categoria de renda fixa internacional, o que reduz na margem a exposição ao mercado brasileiro.