Na última semana, comentamos sobre o mau humor nos mercados no Brasil e nos Estados Unidos, que levou o principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, a recuar mais de 7%, retornando aos 110 mil pontos.

Assuntos no radar

Para esta semana, vamos seguir monitorando assuntos como o avanço da pandemia, governança nas estatais e as movimentações no Congresso, como a esperada votação da PEC Emergencial.

Novidades nos Estados Unidos

E durante o final de semana, tivemos duas notícias importantes nos Estados Unidos.

No lado econômico, a Câmara aprovou o pacote de ajuda de 1,9 trilhão de dólares, que agora segue para o Senado, onde há um equilíbrio entre republicanos e democratas.

E na corrida pelas vacinas, a agência reguladora americana aprovou o terceiro imunizante para uso emergencial, desta vez da Johnson & Johnson. Esta é a primeira vacina de dose única aprovada nos Estados Unidos.

Agenda econômica da semana

Para os próximos dias, a agenda econômica também deve ganhar mais destaque.

Vamos conhecer, por exemplo, o PIB do Brasil no quarto trimestre de 2020, assim como a produção industrial em janeiro, já trazendo uma visão importante de como foi o início deste ano.

No exterior, a semana será de expectativas pelo relatório de emprego nos Estados Unidos, assim como novas declarações do presidente do banco central americano, Jerome Powell, que têm sido acompanhadas de perto pelos investidores.

Relembre os principais temas que movimentaram os últimos dias quanto a agenda desta semana, e as projeções para os principais indicadores.

Nova projeção taxa Selic

Nas últimas semanas, temos promovido ajustes em nossas projeções para a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, conforme recebemos novas sinalizações sobre o estado atual da economia.

E nesta semana, atualizamos o nosso cenário base e passamos a projetar uma alta de meio ponto percentual da Selic na próxima reunião do Copom, marcada para os dias 16 e 17 deste mês.

Com isso, a nossa projeção da Selic para 2021 passou de 3,75% para 4% ao ano. Durante o dia, publicaremos a explicação detalhada deste novo cenário em nossa Central de Conteúdo.