O Ibovespa chegou a superar os 116 mil pontos ontem, impulsionado pela Eletrobras. As ações da estatal chegaram a superar 10% de alta, após o governo anunciar uma medida provisória para privatizar a companhia.

A MP tem potencial para esclarecer e acelerar o processo, mas o Safra pondera que ainda há incertezas importantes no horizonte da Eletrobras, e mantém assim uma recomendação neutra para os papéis da empresa.

O fôlego do Ibovespa diminuiu ontem ao mesmo tempo em que aumentaram as dúvidas quanto à votação da PEC Emergencial no Senado, que estava prevista para começar hoje. A cautela vem da possibilidade de que o texto se limite a abrir novos pagamentos emergenciais, sem prever medidas para conter despesas.

Vacina anti-Covid de uma dose

Sobre o noticiário de vacinas, a agência sanitária dos Estados Unidos confirmou que o imunizante da Johnson & Johnson é eficaz contra o coronavírus, inclusive contra algumas das novas variantes mais transmissíveis.

Segundo a imprensa americana, a autorização emergencial para o produto pode ser concedida já neste fim de semana. Seria a primeira vacina aprovada por lá que é administrada em dose única. A empresa ainda não pediu registro no Brasil.

Inflação em fevereiro

O IPCA-15 divulgado ontem veio dentro das projeções do mercado e do Safra. A prévia da inflação de fevereiro ficou em 0,48%. Os preços ligados à educação registraram a maior variação no mês, mas, mesmo assim, vieram abaixo da nossa estimativa.

Nesse contexto, a projeção do Safra para o IPCA oficial de fevereiro, que é de alta de 0,66%, ganhou um viés de baixa.

Já em relação às contas externas, o Banco Central mostrou ontem que o déficit em transações correntes ficou perto das nossas estimativas, seguindo abaixo de 1% do PIB no acumulado em 12 meses.

Quanto à temporada de balanços, teremos hoje mais uma rodada importante, com os números de Vale, BRF, Localiza e Ambev.