Após se manter em alta pela maior parte do pregão de ontem, o Ibovespa perdeu força e cedeu 1,23% na terça-feira, aos 102.174 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em queda de 0,90%, cotado a R$ 5,42. Um dos destaques do dia foi o anúncio de que a Rússia aprovou e pretende distribuir neste mês uma vacina contra o coronavírus.

Confira as explicações em nosso Morning Call:

O registro da vacina foi concedido pelo governo russo antes do início da terceira fase de testes clínicos, quando se costuma avaliar o efeito da substância em milhares de voluntários. Por isso, a Organização Mundial da Saúde se mostrou cautelosa com a divulgação.

Novidade nos BDRs

Uma novidade importante para os investidores foi anunciada ontem pela CVM. O órgão regulador alterou as regras para as BDRs, papéis que permitem hoje a negociação indireta de ações de empresas no exterior.

Com vigência a partir do mês que vem, as novas regras autorizam a emissão de BDRs lastreados também em ETFs e em títulos estrangeiros de dívida. Além disso, o acesso não será mais restrito a investidores qualificados.

Baixas no governo

E depois do encerramento dos mercados, mais duas baixas na equipe do ministro Paulo Guedes foram anunciadas: os secretários especiais de desestatização e privatização, Salim Mattar, e o de desburocratização, gestão e governo digital, Paulo Uebel. 

Salim teria decidido sair por conta da insatisfação com o ritmo das privatizações do governo, e Uebel pediu demissão em função do atraso na reforma administrativa, que provavelmente deverá ficar apenas para 2021. O próprio ministro Paulo Guedes, ao confirmar as saídas, comentou sobre os atrasos no andamento nas pastas.

Ata do Copom

O Banco Central divulgou ontem a ata do Copom. Esse documento costuma apresentar análises sobre inflação, atividade, contas públicas e cenário externo que servem de base para a definição da política monetária.

Desta vez, contudo, a ata surpreendeu ao também colocar em cena um novo instrumento de política monetária por aqui. Trata-se do forward guidance, que já é utilizado por bancos centrais no exterior. Esse instrumento é uma indicação da intenção dos BCs para o médio prazo.

Entre as condições cogitadas pelo BC para se comprometer a manter os juros, está a manutenção do regime fiscal. Para a equipe de Macroeconomia do Safra, isso dependerá da continuidade do teto de gastos.

Live Safra

Na live desta quarta-feira, iremos conversar a partir das 17h30 com a presidente do Grupo Sabin, Lídia Abdalla. Acompanhe no canal do Safra no Youtube e entenda como a pandemia afetou as empresas de medicina diagnóstica.