Como era previsto, o PIB do Brasil cresceu 4,6% em 2021. Mas, além do resultado do ano inteiro, chamou atenção o desempenho da economia na margem, isto é, na passagem do terceiro para o quarto trimestre. Nessa comparação, o IBGE mostrou um avanço de 0,5%, desempenho acima da estimativa de 0,2% do Safra.

Pelo lado da oferta, não tivemos grandes surpresas, e o destaque foi o avanço de quase 6% da agropecuária, recuperando quase toda a retração observada nos trimestres anteriores.

Leia também:
Conheça as vantagens e saiba como investir em ETFs
Saiba como declarar seus investimentos no Imposto de Renda em 2022

Já sob a ótica da demanda, o consumo das famílias cresceu 0,7%, acumulando um avanço de 3,6% no ano, a maior expansão anual desde 2011. Ainda assim, a categoria seguiu abaixo do patamar pré-pandemia.

São resultados que estavam praticamente em linha com o nosso cenário-base, de modo que o melhor resultado na margem se deve principalmente pela discrepância na métrica de ajuste sazonal. Ou seja, os desafios previstos daqui para frente continuam relevantes.

A previsão do Safra é de contração do consumo das famílias e dos investimentos das empresas ao longo dos próximos trimestres, uma consequência do aumento da taxa de juros e da inflação.

Lembrando que, dada a perspectiva negativa para os preços das commodities, o Safra elevou de 4,7% para 5,2% a projeção para o IPCA neste ano de 2022, uma variação que está acima da meta do Banco Central, e que pesa sobre o poder de compra no país.

No entanto, acreditamos que o PIB conseguirá sustentar um leve aumento de 0,2% no ano, em virtude da recomposição de estoques em alguns setores.

08_03_Grafico_PIB__1.png

Conheça o ETF ELAS11

Apesar do difícil cenário esperado para a economia, a Bolsa brasileira continua a se beneficiar da entrada de recursos estrangeiros. E nesse contexto de recuperação dos ativos nacionais, vale destacar que os investidores ganharam esta semana uma nova alternativa para investir em ações.

É o ETF de renda variável do Safra Mulheres na Liderança, listado com o código ELAS11. O produto tem como objetivo replicar o desempenho de um índice formado por ações de empresas que se destacam no Brasil pela representatividade de mulheres em cargos de liderança.

As companhias que atendem aos critérios de tamanho e liquidez, bem como aos filtros setoriais, têm sua participação no índice atribuída pela proporção da presença feminina nos Conselhos de Administração, Conselhos Fiscais, Diretorias Executivas, Comitês de Gestão, entre outros.

Lembrando que a diversidade de gênero é uma importante frente de avaliação da governança das empresas a partir de critérios ESG. E que, além da importante questão da equidade, diversos estudos indicam que ela está relacionada a um desempenho superior na lucratividade das empresas.

E para quem ainda não conhece os ETFs, são fundos de índice que funcionam de modo parecido com os fundos tradicionais, mas são negociados diretamente em Bolsa e não contam com gestão ativa. É um tipo de investimento que tem atraído investidores em busca de diversificação e custos menores.

Além do ETF Mulheres na Liderança, o Safra também é responsável pelo ETF Ibovespa Safra, uma maneira de investir no principal índice de ações do país.