Teve início em 2021, o Open Finance, sistema financeiro aberto que permite compartilhamento de dados financeiros. Inicialmente foi implementado em fases de compartilhamento pelo Banco Central com o nome de Open Banking.

O propósito é receber ofertas de produtos e serviços customizados de instituições autorizadas pelo Banco Central  à escolha do usuário.

Com o consentimento de acesso a dados cadastrais e transacionais, os empresários podem receber ofertas personalizadas sem a necessidade de relacionamento prévio com a instituição financeira.

Evoluindo naturalmente para um sistema que contempla mais possibilidades de negócio, o Open Finance visa o aumento da concorrência financeira, proporcionando vantagens para todos os usuários, inclusive correntistas PJ. 

Confira as informações mais pertinentes sobre Open Finance a seguir. 

O que é Open Finance 

Open Finance é o sistema bancário aberto que permite o compartilhamento de dados com instituições financeiras que o usuário ainda não tem relacionamento a fim de receber ofertas de produtos e serviços personalizados.

Os dados cadastrais e transacionais, como o histórico da conta corrente e contratações de crédito, agora podem ser compartilhados pelo usuário, que decide como e por quanto tempo vai compartilhá-los. 

Agilidade e segurança são marcas do Open Finance, todo o processo é feito em ambiente virtual, desde a solicitação até o recebimento das ofertas. 

Todas as etapas do processo de tratamento e compartilhamento de dados está protegido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Empresas e correntistas PJ podem participar do Open Finance e compartilhar seus dados com o intuito de escolher as ofertas mais atrativas para seus planos de negócio.

Como funciona o Open Finance

O funcionamento do Open Finance é simples: o usuário solicita o compartilhamento de dados na instituição financeira de interesse, através do app ou site. Em seguida, a instituição que o cliente já tem relacionamento vai pedir uma confirmação para realizar o processo.

Apenas com o consentimento, a instituição financeira que o cliente ainda não tem relacionamento terá acesso aos dados dos usuários PJ e assim apresentar ofertas personalizadas.

Open Finance Vantagens.jpg

As informações disponíveis para consulta são cadastrais, como nome, e-mail, endereço e telefone da empresa, e transacionais, como histórico de movimentação da conta corrente e crédito contratado pela empresa.

O consentimento do usuário pode ser revogado a qualquer momento e tem validade máxima de 12 meses.

Como o Open Finance impacta as empresas? 

De forma geral, o Open Finance traz um impacto positivo para empresas e negócios.

Agora que o cliente é responsável por seus dados e decide com qual instituição financeira vai compartilhá-los e fechar negócio, a tendência é uma maior competição bancária, gerando produtos e serviços com condições mais vantajosas.

Com essas ofertas diferenciadas, as empresas podem continuar a se desenvolver e impulsionar ainda mais o cenário econômico. 

Vantagens do Open Finance para empresas e correntistas PJ 

As empresas podem ter acesso a propostas feitas a partir do seu histórico financeiro, que foi compartilhado. 

Com o Open Finance, é possível prospectar vantagens em diferentes instituições sem relacionamento prévio, já que os empresários podem compartilhar seus dados cadastrais, transacionais e de crédito.

Esse sistema aberto garante mais autonomia para os usuários PJ ao contratar produtos e serviços alinhados com seus objetivos.

Possibilita também a melhor gestão do financeiro da empresa, já que passa a ter acesso a novas opções de crédito, investimentos e outros produtos e serviços personalizados.

Com isso, o Open Finance reduz a burocracia e melhora as taxas de juros das propostas. Além de incentivar a concorrência bancária, resultando em produtos e serviços acessíveis mais rapidamente para as empresas 

Ofertas personalizadas 

Ter controle sobre os dados possibilita uma análise exclusiva do histórico da empresa pelas instituições financeiras de interesse, que podem apresentar ofertas personalizadas para o cliente de acordo com seus objetivos.

E como os dados podem ser compartilhados, é possível traçar um perfil amplo da empresa e apresentar produtos e serviços ainda mais vantajosos. 

Como aderir ao Open Finance? 

Usuários PJ podem participar do Open Finance a qualquer momento e com as instituições financeiras que escolherem compartilhar seus dados.  

É preciso entrar em contato com a instituição financeira regulamentada pelo Bacen através de site ou aplicativo oficiais. A solicitação de compartilhamento de dados é simples e todo o processo acontece em ambiente virtual seguro.

O Safra já faz parte do Open Finance. Descubra ofertas personalizadas de verdade e atendimento exclusivo, faça parte hoje mesmo.