Open Finance é o termo que se refere à ampliação do sistema de compartilhamento de dados financeiros, Open Banking.

O Open Banking, implementado e fiscalizado pelo Banco Central, foi o início do sistema de compartilhamento de dados financeiros. A proposta é oferecer serviços e produtos de acordo com o perfil do usuário.

Gradualmente, mais empresas e possibilidades de negócios vêm sendo incorporados, tornando o sistema mais amplo e vantajoso, chegando assim ao Open Finance.

Todo o processo de implementação e fiscalização de compartilhamento de dados fica a cargo do Banco Central, trazendo mais segurança para os usuários. 

Não fique com dúvidas, leia a seguir o que é o Open Finance e como ele irá ampliar o Open Banking.

O que é Open Finance

O Open Finance é o sistema que padroniza e determina como os bancos e outras instituições financeiras compartilham informações. 

A proposta é ampliar as possibilidades de produtos e serviços financeiros para os clientes e promover mais autonomia em suas contratações.

Os usuários agora podem compartilhar o histórico financeiro e outras informações com instituições autorizadas pelo Banco Central de seu interesse para receber ofertas de produtos e serviços personalizados. 

Todo o processo acontece após o consentimento do cliente, que pode revogá-lo a qualquer momento.  

O objetivo do Open Finance é estimular a concorrência entre instituições financeiras e melhorar a experiência do usuário. 

Para que serve Open Finance

A proposta do Open Finance é ampliar o sistema de compartilhamento de dados entre instituições financeiras a fim de estimular o setor e oferecer ofertas mais atrativas para os clientes.

Através do compartilhamento de dados, o usuário pode escolher a proposta mais alinhada com seu perfil mesmo sem ter relacionamento prévio.

A partir do sistema aberto, o usuário possui muito mais autonomia de seus dados e pode escolher como vai compartilhá-los para obter ofertas diferenciadas nos bancos, instituições financeiras, de pagamento e todas as outras empresas autorizadas pelo Banco Central que escolher.

Todo esse processo promove agilidade nas contratações e aumenta a concorrência bancária, beneficiando o cliente.

Como funciona Open Finance

O Open Finance acontece em ambiente virtual seguro através dos portais oficiais dos bancos e outras instituições financeiras. 

Basta o usuário solicitar o compartilhamento no site ou aplicativo da instituição financeira de interesse. A instituição que o cliente já tem relacionamento pede uma confirmação e somente após o consentimento, os dados serão compartilhados. 

Logo após, são disponibilizadas ofertas de acordo com o perfil analisado. 

O Open Finance só é possível por causa da tecnologia das APIs, aplicações que possibilitam a comunicação e compartilhamento de dados padronizados entre plataformas. 

Quando o Open Finance começa?

O Open Finance tem previsão de início em 2022, mas o compartilhamento de dados já acontece hoje com o Open Banking.

O Open Banking começou a ser implementado em fases pelo Banco Central em fevereiro de 2021. Gradualmente, dados cadastrais e transacionais ficam disponíveis para o compartilhamento e assim as instituições financeiras podem se adaptar e participar.  

O calendário foi dividido em quatro etapas, culminando no Open Finance. A partir disso, mais instituições financeiras podem ter acesso aos dados e oferecer produtos e serviços financeiros personalizados. 

Além de dados cadastrais e histórico bancário e de crédito, o Open Finance incorpora outros produtos e serviços como câmbio e investimentos. 

Diferença de Open Bankig para Open Finance

Open Finance é a evolução do modelo Open Banking, tornando o sistema mais amplo e vantajoso.  

Além das informações que já estão previstas no calendário do Open Banking, novas possibilidades são adicionadas ao sistema como seguros, câmbio e investimentos. 

Dessa forma, mais soluções personalizadas podem ser ofertadas em um sentido maior do mercado financeiro. E nesse processo, o cliente sempre conta com autonomia em suas decisões. 

O Open Finance é seguro? 

O Open Finance só acontece com a autorização do cliente. A autonomia que o cliente tem no processo, garante mais autonomia no controle e gestão de seus dados e finanças. 

A segurança no compartilhamento de dados cadastrais e transacionais entre instituições é garantida pelo Banco Central, que fiscaliza e regulamenta os processos.  

Além disso, as empresas estão sujeitas a multas e descontinuidade no Open Finance pelo Banco Central. 

O processo também é assegurado pelo Sigilo Bancário e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Vantagens do Open Finance

Com o Open Finance, o usuário pode autorizar o compartilhamento de seus dados cadastrais, transacionais e de crédito para receber ofertas personalizadas de instituições financeiras sem precisar de relacionamento prévio.  

Por isso, o sistema aberto garante mais autonomia na contratação de produtos e serviços alinhados com o perfil e objetivos do cliente. 

Também confere uma melhor gestão das finanças, já que passará a ter acesso a novas opções de crédito, investimentos e propostas personalizadas. Tudo isso feito de maneira virtual e segura, a partir da análise dos dados. 

O Open Finance reduz a burocracia e incentiva a competição entre instituições financeiras, tornando produtos e serviços mais atrativos para o cliente.

Open banking e open finance.webp