O destaque da última semana foi a pequena retração do PIB do Brasil no terceiro trimestre, que veio acompanhada de uma revisão para baixo dos três meses anteriores.

Além disso, indicadores mais recentes reforçam a leitura de que teremos um último trimestre mais fraco. A indústria, por exemplo, sofreu queda em outubro, um comportamento que deve se estender ao comércio. Quanto ao mês de novembro, os dados apontam para um novo recuo, mesmo com as vendas da Black Friday.

Nesse contexto, o Safra revisou a projeção para o PIB do país. A estimativa para o quarto trimestre é de contração de 0,2% na margem, levando o crescimento observado em 2021 a 4,5%. A previsão anterior era de 4,8%.

Com um ímpeto mais frágil na virada do ano, e dado os efeitos defasados do aumento de juros no país, o cenário-base para o PIB em 2022 foi reduzido de 0,6% para 0,2%.

Mas há alguns fatores que podem vir a melhorar esse quadro. Um exemplo é a possibilidade de que os gargalos nas cadeias de produção sejam resolvidos mais rápido do que o esperado.

Por outro lado, é importante monitorar riscos como uma eventual deterioração da confiança dos consumidores, além de possíveis impactos da nova variante do coronavírus.

Previdência privada

Prevemos alguns desafios para a economia brasileira, mas seguimos confiantes de que a melhor estratégia para o longo prazo é manter uma carteira diversificada.

Além disso, é importante utilizar os incentivos que existem na categoria de previdência privada para quem busca retornos com horizontes maiores de tempo.

Os fundos previdenciários ficam livres, por exemplo, da antecipação do Imposto de Renda conhecida como come-cotas. Além disso, por meio da tabela regressiva, o imposto cobrado no momento do resgate cai para 10% após um período de 10 anos, uma alíquota mais baixa do que a encontrada em fundos tradicionais.

E como estamos chegando à reta final do ano, vale destacar que quem declara o Imposto de Renda no modelo completo pode deduzir as contribuições feitas em um plano PGBL até o limite de 12% da renda anual.

Mas para aproveitar esse benefício na declaração de 2022, são considerados apenas os valores aportados até o final deste mês de dezembro.

Aqui no Safra, você pode contar com uma oferta completa de produtos que trazem esses benefícios tributários, inclusive com uma gestão ativa. Entre eles estão o Safra Prev Capital Market, com foco em crédito privado, o Safra Prev Internacional, que reduz a exposição do investidor à economia brasileira, e o fundo de fundos Safra Prev Faraday.