O Ibovespa evitou, com o bom resultado de sexta-feira, uma quarta semana seguida de queda. O índice acumulou leve avanço de 0,3% no período, aos 127,6 mil pontos.

Os papéis ligados a commodities foram o destaque positivo nos últimos dias, liderados pelo salto de 11% da PetroRio (PRIO3).

O real, no entanto, teve um dos piores desempenhos semanais entre as principais moedas do mundo. Por aqui, o dólar subiu 2,4%, cotado a R$ 5,05. O cenário político incerto em Brasília ofuscou dados positivos sobre a indústria, emprego formal e balança comercial.

Já no exterior, a semana foi marcada pela série de ganhos do índice de referência do mercado de ações americano. O S&P 500 fechou em alta nos últimos sete pregões, melhor sequência desde agosto de 2020. No acumulado semanal, o índice subiu 1,7% e ampliou seu recorde de pontuação.

O bom desempenho foi reforçado pela recuperação do mercado de trabalho nos Estados Unidos. O relatório oficial de emprego mostrou geração líquida de 850 mil vagas em junho, acima do esperado pelo consenso de mercado.

A leitura que predominou no mercado é que a maior economia do planeta segue se aquecendo, mas dentro da trajetória prevista pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Ou seja, o temor em relação a apertos monetários antecipados por lá ficou mais moderado.

Por outro lado, o ambiente foi mais cauteloso na Europa e na Ásia, em particular nos mercados da China e do Japão.

Carteiras recomendadas

Como acontece no início de cada mês, o Safra atualizou as carteiras sugeridas de renda variável. Para este mês de julho, a Top 10 Ações, por exemplo, passou a incluir Rede D’Or e Klabin.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Já na Carteira de Dividendos, uma das recomendações é reduzir a exposição ao setor elétrico, em razão dos riscos da atual crise hídrica. Na na Carteira ESG, incluímos os papéis de Porto Seguro e Lojas Renner.

Também tivemos mudanças nos portfólios voltados ao exterior, como a Carteira Global do Safra, que retirou o fundo de índice do mercado chinês, prevendo uma desaceleração na segunda maior economia do planeta.