Nesta quinta-feira, 26 de novembro, promovemos mais uma edição da Tech Thursday, série que convida – sempre às quintas-feiras – especialistas em tecnologia, inovação e empreendedorismo para um bate-papo. Na edição desta semana, conversamos com Robert Dannenberg, CEO e fundador da Pet Booking.

Participaram da conversa, também, Murilo Barreto e Guilherme Assis, especialistas do Safra. Confira os principais destaques da live.

A Pet Booking

A Pet Booking é um marketplace, ou seja, uma plataforma digital que une os prestadores de serviços (nesse caso, clínicas veterinárias e pet shops) aos tutores dos animais. Pelo site ou app, o cliente pode marcar banho e tosa, consultas veterinárias, adestramento, pet sitter e outros serviços, escolhendo entre mais de 300 estabelecimentos.

Mercado pet nacional

O Brasil é o segundo maior mercado pet no mundo e conta com o terceiro ou quarto maior faturamento (as oscilações são provocadas por variações cambiais). Segundo dados do Instituto Pet Brasil, o mercado brasileiro teve faturamento de R$ 35,4 bilhões no último ano.

Saiba mais:
> O troco como negócio: Conheça como surgiu a Sled e sua evolução
> Listada há dois meses, Melnick tem forte potencial de alta
> Rumo reforça liderança no país, na esteira do crescimento agrícola

Esse mercado, já bastante promissor, tem se beneficiado do que Dannenberg chamou de “humanização” dos animais. “O pet está cada vez mais humano, logo, ele tem a questão da higiene (mais presente que antes). O animal vai mais vezes ao pet shop, come comidas cada vez mais sofisticadas e mais enquadradas ao perfil, porte e raça do animal”, explica. “O Brasil vem se destacando mundialmente por essa humanização, pelo aumento na quantidade de serviços utilizados e pelo gasto per capita.”

Estratégias de fidelização

Para garantir que os comerciantes utilizem a plataforma, a Pet Booking combinou uma variedade de estratégias. Antes de tudo, a plataforma não é custosa para os donos dos estabelecimentos. Dannenberg diz, em tom de brincadeira, que o custo para usar a Pet Booking é igual ao custo para dar banho em um labrador, por exemplo.

A plataforma também busca agregar valor por meio de um dashboard, no qual os donos dos estabelecimentos podem consultar a quantidade de serviços que prestaram, qual o ticket médio e outras informações relevantes para o negócio.

O marketplace também conta com uma agenda inteligente, que mostra para os donos qual a vacância que eles têm e quais horários costumam ficar mais vazios. Nesses casos, o sistema automaticamente pratica preços diferentes.

O sistema implementado pela Pet Booking também ajuda a diminuir um problema comum dos pet shops: o esquecimento dos tutores quanto aos horários marcados. Em determinados períodos de tempo, a plataforma envia lembretes aos clientes.

Acompanhe a conversa completa com estes e outros pontos discutidos: