Na semana passada, iniciamos um novo programa no YouTube do Safra, o Tech Thursday. O objetivo dessa série é convidar – todas as quintas-feiras – especialistas em tecnologia, inovação e empreendedorismo para um bate-papo. Na Tech Thursday dessa semana, conversamos com Anderson Locatelli, fundador da Sled.

Participaram da conversa também Murilo Barreto e Silvio Doria, especialistas do Safra, que entrevistaram Locatelli. Confira os principais destaques da live.

Início da Sled

A Sled é uma empresa que nasceu para solucionar um problema das varejistas que muitas vezes passa despercebido: o troco. A empresa surgiu quando Locatelli e seus sócios perceberam que havia uma deficiência neste processo. “Basicamente, os varejistas no Brasil têm uma dificuldade muito grande de fazer a gestão do dinheiro físico que trafega nas suas lojas. E, a partir dessa dor, a gente começou a endereçar algumas soluções”, diz.

Quando a Sled entrou no mercado, há três anos, a ideia era apenas resolver o problema da digitalização do troco. Mas, uma vez iniciado esse trabalho, ele e seus sócios descobriram que existiam outros problemas e, a partir daí, começaram a aprimorar e aprofundar as soluções que ofereciam.

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Quando o foco da companhia mudou, permitindo que o troco fosse diretamente para a wallet ou o banco do cliente, em vez da wallet própria da Sled, ela já contava com mais de 300 mil clientes.

Tecnologia como ferramenta de negócio

Locatelli explica que um dos principais objetivos da Sled é levar a infraestrutura necessária para conectar o consumidor e o varejo, garantindo que produtos financeiros ou produtos de troca de informações sejam possíveis tecnologicamente.

Partindo desta premissa, foram criadas soluções que estão em processo de serem patenteadas. Uma delas permite ao consumidor receber seu troco digitalmente informando apenas seu CPF, sem precisar passar vários dados para o lojista.

Outra etapa na evolução do negócio permite que o consumidor vá até uma loja cliente da Sled e saque dinheiro direto no caixa da loja, evitando o deslocamento até uma agência bancária ou Banco 24 horas.

Projeções para o ano que vem

Em 2021, a Sled quer fortalecer os dois produtos (troco digital e saques) e torná-los acessíveis ao mercado de forma geral. “No troco digital [o objetivo] é aumentar a quantidade de parceiros conectados a nós e empoderar esses parceiros a ofertar nossa solução aos clientes”, destaca.

O foco será em supermercados, farmácias, estacionamentos e o segmento alimentar, devido ao alto fluxo de dinheiro em espécie. Para os saques, o objetivo também é de expansão, buscando totalizar de 600 mil a 800 mil saques mensais e ajudar bancos e wallets a baixarem seus custos.

Confira o bate-papo completo: