A alta do Dólar Americano (USD) frente ao Real (BRL) sempre atrai a atenção de investidores de diferentes perfis interessados em entender melhor este mercado. A pergunta é: o dólar é um bom investimento?

Quem investe em dólar geralmente pensa em dois objetivos principais 

Primeiro, busca proteger gastos futuros no exterior, em uma viagem internacional a lazer ou estudos.O outro objetivo é a proteção da carteira de investimentos. O Dólar é a moeda mais utilizada na economia global e por isso é considerado uma reserva de segurança por muitos investidores ao redor do mundo. Desse modo, em momentos de crise, a moeda americana tende a se valorizar em relação a moedas mais frágeis, como as de países emergentes.

 

O cenário de grandes incertezas para 2023, com a economia global bastante fragilizada e o risco fiscal trazendo preocupações no mercado brasileiro, reabre a discussão sobre proteção do patrimônio em moeda forte.

O Federal Reserve (BC dos EUA) elevou na semana passada a meta de taxa de juros em 0,25 ponto percentual, uma alta menor que as anteriores. Contudo, o último relatório de empregos nos Estados Unidos, com resultados fortes e acima do esperado, renovou as preocupações sobre o patamar de juros necessários para trazer a inflação do país de volta para a meta.

O cenário de grandes incertezas para 2023, com a economia global bastante fragilizada e o risco fiscal trazendo preocupações no mercado brasileiro, reabre a discussão sobre proteção do patrimônio em moeda forte.

O Federal Reserve (BC dos EUA) elevou na semana passada a meta de taxa de juros em 0,25 ponto percentual, uma alta menor que as anteriores. Contudo, o último relatório de empregos nos Estados Unidos, com resultados fortes e acima do esperado, renovou as preocupações sobre o patamar de juros necessários para trazer a inflação do país de volta para a meta.

Com isso, por um lado temos uma incerteza maior em relação ao cenário político e das contas públicas do país trazendo um maior risco precificado na moeda. Por outro, a alta dos juros nos Estados Unidos tende a atrair recursos e puxar o dólar para cima.

É preciso tomar cuidados ao tomar a decisão de investir. Os investimentos em Dólar são considerados investimentos em Renda Variável, deixando o investidor exposto à volatilidade do mercado.

A maioria dos instrumentos que entregam exposição à moeda não possui proteção – ou seja, um investidor comprado em Dólar pode ter prejuízos financeiras no caso do Real se fortalecer.

 

Há alternativas da moeda americana com proteção

Uma das formas de ter exposição comprada no Dólar é por meio dos Certificados de Operações Estruturadas (COEs).

O Safra é um dos principais emissores de COEs do País, e conta com a segurança de uma instituição com 180 anos de história e a qualificação da sua equipe de especialistas, que busca constantemente oferecer exposição a boas oportunidades.

Neste link você pode saber mais sobre esta forma inteligente de investir no câmbio sem colocar seu patrimônio em risco.

O Minimax Dólar oferece exposição comprada no Dólar, com alavancagem na alta da moeda, até um determinado limite. Portanto, existe um ganho máximo no investimento. Além da alavancagem, outro diferencial deste produto é a proteção do capital investido, caso o Real se valorize frente à moeda americana.

Por isso, estes investimentos são recomendados tanto para investidores conservadores, mais avessos ao risco, quanto para os mais dinâmicos, que estão em busca de boas oportunidades de rentabilidade.

É essencial checar todos os detalhes na Lâmina e no DIE do produto. Acesse o App Safra ou fale com seu gerente de investimentos.

Saiba mais:
> COEs - Certificados de Operações Estruturadas
> Viaje para qualquer lugar do mundo com o Safra
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

 

Outras maneiras de investir em dólar

Existem opções diversas para quem quer investir em dólar, desde investimentos para o perfil mais conservador até o mais arrojado.

Uma das alternativas mais comuns é a compra da moeda em espécie, que pode ser feita em casas de câmbio ou em instituições financeiras. Essa compra está sujeita à incidência de IOF.

Para o investidor que deseja especular ou se proteger contra a alta do Dólar, sem usar o saldo em conta, é possível comprar uma NDF (também conhecida como Termo de Moeda). Este produto retorna a variação da moeda, mas só existe liquidação financeira do resultado no vencimento.

Negociados em Bolsa, os contratos futuros são semelhantes às NDFs, mas é necessário ter uma conta aberta em corretora para operar este tipo de produto. Os futuros são negociados em dois formatos: minicontratos e contratos de dólar cheios.

Outra categoria disponível no mercado são fundos cambiais. Nessa modalidade, os fundos precisam aplicar, pelo menos, 80% do patrimônio em ativos relacionados à moeda americana.

Fique atento: há cobrança de Imposto de Renda quando há lucro na operação e outras taxas como o come-cotas e a taxa de administração da instituição financeira.A compra de ações de empresas americanas também é um tipo de investimento que envolve o dólar. Essa compra pode ser feita por meio de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e alguns ETFs (Exchange Traded Funds). Esses investimentos também podem sofrer incidência de IR e taxa de corretagem.

 

Qual o melhor momento para comprar dólar?

Antes de decidir o melhor momento para comprar dólar, entenda quais são seus objetivos com essa operação e para quando precisará do dinheiro.

Caso seu objetivo com a compra do dólar seja fazer uma viagem internacional, tenha em mente o valor aproximado que precisará e quando a viagem irá ocorrer.

Fazendo esse planejamento, é possível comprar dólar aos poucos ao longo do tempo, buscando assim diluir a volatilidade da moeda e evitar compras em períodos muito desfavoráveis.

Se o seu principal objetivo ao investir em dólar é a diversificação da carteira ou a proteção de seus investimentos, esteja atento ao seu perfil de investidor e procure as diferentes alternativas de investimentos oferecidas por instituições financeiras.

Lembre-se: por conta de possíveis oscilações da moeda americana, você não deve considerar investimentos em dólar como sua reserva de emergência para gastos futuros.

 

Comprar dólar ou fundos cambiais?

Para decidir entre comprar dólar ou fundos cambiais, é necessário que você tenha em mente seu principal objetivo com esse investimento.

A compra de dólar em espécie pode ser feita pensando em uma viagem internacional na qual você irá utilizar a moeda.

Já a compra de cotas em fundos cambiais costuma estar atrelada ao desejo de diversificação e proteção de sua carteira, já que não há necessidade nesse caso de guardar grandes volumes de moeda física.

Contudo, os fundos cambiais podem não estar 100% alocados na direção desejada, então este investimento passivo pode não resultar no ganho desejado.

 

Como investir em dólar pelo Safra?

Se o seu objetivo ao comprar dólar for uma viagem, o Safra oferece o serviço de câmbio em qualquer agência ou em um dos postos de atendimento do banco nos aeroportos de Cumbica (São Paulo) ou Tom Jobim (Rio de Janeiro).

Já aqueles que desejam retornos atrelados ao dólar, mas com risco reduzido, podem procurar o Minimax Dólar. Trata-se de um produto estruturado pelo Safra no qual o cliente, com capital garantido no vencimento, tem rentabilidade se a moeda americana se valorizar em relação ao real.

A NDF, ou Termo de Dólar, é uma alternativa de investimento sem proteção, sem necessidade de usar caixa na largada – a liquidação financeira do resultado acontece apenas no vencimento.

Através da Corretora, é possível investir em contratos futuros de dólar ou BRDs e ETFs.

Abra sua conta e converse com especialistas sobre a melhor opção para você.

Clique aqui e abra sua conta no Banco Safra.

 

como _investir_dolar.jpg