A metade de fevereiro traz uma agenda carregada de indicadores internacionais. Entre os principais estão os dados de inflação na China e no Reino Unido, bem como de atividade econômica nos Estados Unidos.

Também há forte expectativa para a publicação da ata de política monetária do Federal Reserve. Lembrando que grande parte da oscilação dos ativos neste início de ano se deve aos sinais mais duros emitidos pela instituição recentemente.

Leia também:
Investimentos para aproveitar a escalada da Selic
Como funciona um fundo de carbono?

Com um calendário doméstico mais calmo, o mercado monitora as propostas em Brasília para reduzir os preços dos combustíveis, além de possíveis novidades a respeito da privatização da Eletrobras.

Na temporada de balanços, estão no radar nomes importantes dos setores de seguros (AIG e Tokio Marine), mineração (BHP e Glencore), tecnologia (NVIDIA e Cisco) e consumo (Walmart e Nestlé).

Já aqui no Brasil, estão previstos os resultados de WEG, Engie, BTG Pactual e Banco do Brasil. Veja a seguir o que acompanhar nos próximos dias.

Segunda-feira: Focus

O mercado monitora internamente a divulgação do Relatório Focus. As últimas quatro semanas mostraram alta na estimativa mediana para o IPCA em 2022.

À noite, sai o PIB do Japão no quarto trimestre. O mercado prevê uma recuperação em relação à firme contração observada entre julho e setembro.

Na temporada de balanços, após o encerramento dos negócios, Banco do Brasil, Engie e Raízen reportam seus resultados.

Lá fora, destaque para os números da mineradora australiana BHP, da seguradora japonesa Tokio Marine e da fabricante de pneus francesa Michelin.

Terça-feira: Sabatina

A FGV apresenta o Monitor do PIB referente a dezembro. O resultado de novembro apontou crescimento de 1,8%, com destaque para a construção, pelo lado da demanda, e os serviços, pelo lado da oferta.

E a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sabatina dois indicados para a diretoria do Banco Central.

No exterior, são conhecidos os dados oficiais de emprego do Reino Unido em janeiro. Além disso, é divulgado o PIB da Zona do Euro no 4º trimestre, e o consenso de mercado prevê expansão moderada.

Nos Estados Unidos, temos o índice PPI, com a variação dos preços no atacado em janeiro. À noite, a China anuncia a inflação também em janeiro, tanto para consumidores, quanto para produtores.

Após o fechamento, estão previstos os balanços de Carrefour Brasil e PetroRio. Entre as empresas estrangeiras, pela manhã temos os resultados da Glencore e, à noite, do Airbnb.

Quarta-feira: Fed

Atenção para a inflação registrada no Reino Unido em janeiro. A última leitura foi uma alta anual de 5,4%, e o Banco da Inglaterra espera que um pico de 7,25% seja atingido apenas em abril.

Surpresas de alta podem elevar a pressão para que a autoridade acelere o passo do aperto monetário iniciado no fim do ano passado.

Outro destaque é a divulgação do desempenho do varejo e da indústria nos Estados Unidos em janeiro. Os dados podem trazer sinais sobre o vigor da maior economia do mundo, em meio à onda de ômicron no mês.

Ainda mais importante deve ser a ata da última reunião de política monetária do Fed. O documento é bastante aguardado pelos investidores, já que pode indicar a trajetória dos apertos planejados pela instituição.

Os últimos dados de inflação vieram mais elevados do que se previa, alimentando as especulações em torno de um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros em março.

No calendário corporativo, WEG e BTG Pactual divulgam balanços pela manhã. No exterior, NVIDIA, AIG, Cisco e Applied Materials reportam seus resultados após o fechamento.

Quinta-feira: Indicadores nos EUA

Dia mais calmo na frente de indicadores econômicos. Ganham relevância assim os novos dados de construção de residências e de seguro-desemprego nos Estados Unidos.

Após o encerramento, temos os resultados da operadora de ferrovias Rumo e da  companhia de energia elétrica Neoenergia. Antes disso, logo cedo, o mercado acompanha lá fora os números de Walmart, Nestlé e Airbus.

Sexta-feira: Dados internacionais

No radar estão dados de janeiro para o varejo no Reino Unido, a revenda de casas nos Estados Unidos e a confiança do consumidor na Zona do Euro.

Entre os balanços, destaque para a petroleira Eni e para a fabricante de maquinário agrícola John Deere. Aqui no Brasil, são conhecidos os números da Cosan, que atua nos segmentos de energia e logística por meio da Raízen, Comgás, Mobil e Rumo, entre outras marcas.