A elevação do preço internacional do petróleo e a crise hídrica foram os grandes vilões da inflação no ano passado. Praticamente metade da alta de pouco mais de 10% registrada pelo IPCA está relacionada a esses eventos, que têm pouco a ver com o ciclo econômico.

E ainda que o aumento de dois dígitos gere uma inércia inflacionária para este ano de 2022, o Safra percebeu sinais positivos no IPCA de dezembro, que apontam para uma significativa desinflação.

Leia também:
Meio ano de contração na indústria
Fed deve iniciar alta de juros em março

A última leitura do índice veio levemente acima das projeções, mas ela seria mais moderada, não fosse o efeito da recomposição de preços após os descontos da Black Friday.

Além disso, houve melhora nos núcleos da inflação, medidas que buscam suavizar a volatilidade de alguns preços.

Desse modo, olhando à frente, a perspectiva do Safra é que o IPCA mostre variações mensais abaixo de meio por cento.

O destaque deve ser o mês de maio, para quando prevemos uma deflação puxada pela provável mudança do regime de bandeiras tarifárias nas contas de luz. A exceção, por outro lado, deve ser fevereiro, mês que deve trazer uma forte alta das mensalidades escolares. Para o ano, o nosso cenário-base para o IPCA é de alta de 4,7%.

Safra Galileo

A inflação brasileira é um dos desafios deste ano de 2022, ao lado do crescimento mais fraco da economia e dos aumentos de juros previstos nos Estados Unidos.

A evolução dessas frentes devem ser acompanhadas com atenção pelos investidores, já que podem afetar o preço de diversos tipos de ativos.

Por isso, vale reforçar a nossa visão de que uma gestão ativa e profissional é a mais recomendada para buscar oportunidades de rentabilidade, sem deixar de administrar os riscos de um cenário que tem se mostrado dinâmico.

Nesse sentido, acreditamos que o histórico de solidez e eficiência do Safra Galileo seja um trunfo para os investidores. Trata-se do fundo multimercado mais tradicional do Safra, que já acumula um retorno de cerca de 400% desde que foi lançado, há 13 anos.

O resultado representa o dobro do CDI em um período marcado por diferentes desafios, como a crise fiscal na Europa, no início da última década, ou a greve dos caminhoneiros, em 2018.

O Safra Galileo conta com posições diversificadas em várias classes, pesquisando constantemente as melhores combinações de risco e retorno, seja em ações, moedas, juros ou commodities, no Brasil e no exterior.