O GPA (PCAR3) realizou na quarta-feira, 18, o seu Digital Day, com a participação de  Jorge Faiçal, diretor presidente do Multivarejo, que reúne a operação das bandeiras Pão de Açúcar e Extra.

O executivo apresentou a estratégia do grupo para capturar a maior penetração das vendas online. O programa consiste em aumentar a oferta de produtos para atrair consumidores, bem como fortalecer sua plataforma logística para melhorar o nível de serviço.

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Na opinião do time de análise da Safra Corretora, o plano digital de relacionamento com os clientes, assim como a presença em grandes regiões metropolitanas, dão à empresa uma margem de manobra para capturar a massa crescente de consumidores online.

Desse modo, a companhia parece pavimentar o caminho para consolidar sua posição de liderança no cobiçado varejo de alimentos online do Brasil, avaliam nossos analistas Guilherme Assis e Felipe Reboredo.

Mas nosso time pondera que a execução da estratégia será crucial, diante da competição acirrada no comércio digital de alimentos, com a entrada de varejistas tradicionais que têm se expandido para novas categorias, como MercadoLivre, Magalu e B2W, sem contar outras empresas do setor, como Carrefour.

Nossos especialistas reforçam a recomendação de compra para PCAR3, pois consideram atrativa a relação entre o preço atual dos papéis da empresa e o lucro dela projetado para o ano que vem.

Pandemia gera transformações

Durante o evento de quarta-feira, o GPA apresentou mudanças ocasionadas pela Covid-19 e as consequências para a transformação digital do Multivarejo.

O grupo lembrou que as medidas de distanciamento social levaram a uma explosão na demanda por vendas online, e seus produtos tiveram um dos maiores picos, dada a sua natureza de necessidade básica e os baixos níveis de penetração antes da pandemia.

De acordo com pesquisa da PWC e Applause, 80% dos consumidores apontaram conveniência e tempo como os principais fatores de consumo, e 91% apresentaram maior propensão a comprar ofertas personalizadas.

Em um cenário de forte digitalização e mudança de comportamento do consumidor, o GPA vem aprimorando o conhecimento do cliente para melhorar sua jornada. Em 2020, a base de clientes cresceu 202% contra o ano anterior, com mais de 6 milhões de pedidos. Isso levou a um crescimento de vendas de 240% e a expectativa da empresa é de atingir mais de R$ 1 bilhão no ano, somente na venda direta de alimentos.

Sucesso com omnichannel

O GPA mostrou ainda que 50% dos clientes digitais também compram em suas lojas, com um gasto médio anual de R$ 2,9 mil, contra R$ 1,1 mil de clientes não digitais, demonstrando o sucesso do modelo omnichannel.

Para aprimorar essa experiência, o GPA ampliou a base de lojas integradas no clique-e-retire de 126 lojas, em fevereiro, para 295 em setembro. Além disso, a operação James Delivery passou de 52 lojas, em janeiro, para 347 em setembro.

Seguindo a sua estratégia de expansão digital e tendo a alta frequência como principal motor de crescimento, a empresa planeja incluir 30 mil novas variedades de produtos nos próximos 3 meses, por meio de mais de cem vendedores estratégicos.

O foco está no alinhamento de produtos saudáveis e de maior padrão ​​para a bandeira Pão de Açúcar, e produtos mais genéricos e básicos para o Extra.

Para 2021, a meta é chegar a mais de 400 mil itens, com foco nas categorias de utilidades domésticas, vinhos, pet, e brinquedos.

Logística evolui

A explosão nas vendas online levou a um gargalo logístico no início da pandemia, com vendas chegando a levar 15 dias para entrega. Mas a empresa não só aumentou rapidamente a disponibilidade do ship from store, mas também criou o GPA Logística, investindo em otimização, rastreamento de produtos e agilidade no atendimento, o que deve ajudar a fomentar o crescimento de suas operações de marketplace.

Além disso, a empresa continua a depender de sua própria plataforma James para aumentar o nível de serviço.