O segmento de agentes autônomos de investimentos do Safra, o Safra Invest, continua em expansão. O mais recente escritório credenciado é o HI Invest, com sede na cidade de Barueri, na Grande São Paulo.

Com a estratégia de manter um número reduzido de clientes por assessor, o escritório defende um modelo de atendimento semelhante ao do próprio Banco Safra. “Nosso jeito de atuar com o cliente é muito parecido, focado em alta renda e com um atendimento muito próximo”, explica Francisco Scardua, sócio-fundador do escritório.

E o ambiente atual é propício, diz Scardua, para os clientes buscarem um atendimento cada vez mais especializado e mais sênior. “Estamos passando por um momento de muita transformação, e isso não é por causa da Covid-19, mas por conta do cenário de juros baixos no país”, afirma.

Segundo o time de Macroeconomia do Safra, a taxa Selic deve permanecer na mínima histórica de 2% ao ano até pelo menos o final de 2021. Como contraponto a este cenário, até 2016 a taxa básica de juros do país superava os 14% ao ano, garantindo o famoso “1% ao mês” até nos investimentos mais conservadores.

“Isso não será realidade mais”, afirma. “Se o investidor não adaptar a carteira, pode perder dinheiro para a inflação.” Isso porque, ainda segundo as projeções de Macroeconomia do Safra, enquanto os juros devem permanecer em 2%, a inflação medida pelo IPCA está projetada em 1,6% neste ano e em 3,1% no próximo.

O sócio-fundador da HI Invest reconhece, no entanto, os desafios para um investidor historicamente de perfil conservador ou ultraconservador, que configuram a maioria no Brasil, se adaptar a essa nova realidade. “O assessor de investimentos pode ajudar a fazer essa transição de maneira mais suave”, explica, lembrando que este novo cenário deve perdurar por um horizonte de tempo relevante.

Saiba mais:
> Conheça o Speed Invest, escritório credenciado ao Safra para assessoria de investimentos
> Conheça a Apollo Investimentos, o primeiro escritório credenciado ao Safra Invest
> Veja como a V Invest trabalha para melhorar as aplicações de seus clientes

O montante que estava investido na renda fixa, em sua visão, tem a tendência de passar por uma redistribuição entre diferentes produtos, incluindo a economia real e o investimento em ações. Os números da B3 já reforçam essa mudança de perfil: o número de CPFs registrados nas corretoras já se aproxima dos três milhões, mais de três vezes o número que era observado em 2018.

Na própria renda fixa devem surgir oportunidades distintas daquelas que marcaram os últimos anos, como os títulos de crédito privado. “A renda fixa não será tão simples como sempre foi”, diz. “Esse novo momento vai demandar assessores mais seniores.”

Quem é a HI Invest

Apesar de sediado em Alphaville, na cidade de Barueri, na Grande São Paulo, o escritório tem uma atuação geográfica ampla, com clientes distribuídos por todo o país.

A história do escritório está ligada à do próprio sócio-fundador. Com formação em ciência da computação, Scardua trabalhava na área de TI do mercado financeiro até 2005. “Mas, naquela época, comecei a questionar os meus próprios investimentos pessoais, então fui estudar e me apaixonei pelo tema”, afirma.

Os anos seguintes foram de aperfeiçoamento nos estudos e atendimento a amigos e colegas próximos. A virada de chave veio na sequência de uma das maiores crises financeiras recentes. Em 2010, Scardua convidou Eduardo Paiva para uma sociedade e, juntos, lançaram a HI Invest.

O crescimento do escritório se deu de modo calculado. “Sabia que não daria certo se tivesse que cuidar de muitas contas, então optamos por atender apenas contas maiores”, afirma. Com este pensamento em foco, ao longo de seis anos a prioridade foi o atendimento próximo a esses clientes e à evolução do relacionamento com o público alta renda.

Agora, com a operação consolidada, essas características se mantêm, e o escritório se junta ao Safra Invest para capturar ainda mais sinergias e acelerar o plano de expansão. O Safra Invest foi lançado em meados de maio, marcando a entrada do Banco Safra no segmento de agentes autônomos de investimentos.

O objetivo do Safra Invest é difundir a experiência de investir com o Safra para ainda mais pessoas e regiões – e, justamente por isso, a proposta do segmento é construir uma rede premium de assessores, selecionando escritórios que tenham a mesma visão de atendimento do Banco Safra.