Tivemos mais um dia de ganhos nos mercados, desta vez impulsionados por declarações de autoridades. Na quinta-feira, o Ibovespa encerrou com ganhos de 1,29% e fechou aos 104.106 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em alta de 0,95%, cotado a R$ 5,34.

Confira os principais acontecimentos em nosso Morning Call:

Declarações de autoridades

A Bolsa já tinha aberto em alta após o anúncio de que os novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos recuaram na semana passada. E ganharam força após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defender a manutenção do teto de gastos, que, segundo declarou, é essencial para poder aprovar as reformas. Como falamos ao longo da semana, o teto de gastos aparece como ponto central no debate econômico, que já olha para 2021.

Também contribuiu para o movimento de alta declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que, entre outros temas, ele prometeu de três a quatro privatizações de grandes empresas nos próximos dois meses.

Indicadores econômicos

Outro destaque de ontem foi a divulgação da Pnad Contínua, que apontou uma alta no desemprego para 13,3% no fim de junho, conforme projetado pelo nosso time de Macroeconomia. Vale destacar que a população ocupada está no menor nível da série histórica. Se ela estivesse na média histórica, a taxa de desemprego saltaria para 21,7% na série com ajustes sazonais.

Para esta manhã, teremos dois indicadores econômicos importantes: no Brasil, é o IPCA de julho, que nosso time de Macroeconomia projeta uma aceleração para 0,35%. E, nos Estados Unidos, o destaque é o relatório de emprego de julho. O consenso aponta para uma queda na taxa de desemprego, passando de 11,1% para 10,5%.

Também seguimos de olho nas negociações pelo pacote de ajuda de 1 trilhão de dólares nos Estados Unidos, já que era esperado algum anúncio até o final desta semana.

Live Safra

E ainda hoje, teremos uma live para falar sobre o setor de petróleo. O convidado é Cristiano Costa, diretor de produção em ativos do pré-sal da Shell. A transmissão começa às 15h, no canal do Safra no YouTube.

Safra Report

Todo começo de mês divulgamos o Safra Report. Esse é o nosso relatório mensal que traz uma visão sobre as carteiras de investimentos para quatro perfis de investidores, dos mais conservadores aos mais dinâmicos.

Para este mês de agosto, continuamos reforçando que os investidores precisam considerar as possibilidades de diversificação das carteiras. Esse processo deve ser feito com cautela e consciência, mas se torna imperativo neste cenário de juros nas mínimas históricas.

Desse modo, promovemos alguns ajustes nas carteiras, aumentando um pouco mais a presença da renda variável nos diferentes perfis, até mesmo nos conservadores. É sempre importante lembrar que as carteiras devem ser equilibradas, de modo a buscar oportunidades e preservar o capital. Por isso, todas as classes de ativos desempenham papéis importantes, até mesmo a renda fixa.

Você pode conferir o relatório completo aqui.