O IBGE divulgou nesta quinta-feira, 13, a Pesquisa Mensal de Serviços, sem grandes surpresas em relação às expectativas do mercado. De acordo com o indicador, o setor cresceu 5,0% em junho frente a maio, após ajuste sazonal. Assim, mesmo quebrando uma sequência de quatro quedas seguidas, o setor ainda se situava 12,0% abaixo do nível observado no mesmo mês de 2019.

Os detalhes da pesquisa mostram que todas as grandes categorias registraram crescimento de maio para junho, sendo que os ‘Serviços prestados às famílias’ registraram o maior crescimento (14,2%), justamente a categoria mais sensível às medidas de distanciamento social e que se encontra no menor nível entre as categorias (-57,5% na variação ano contra ano). Já o grupo ‘Outros serviços’, impulsionado pelos serviços financeiros, foi o único a registrar crescimento interanual (4,4%).

Saiba mais:
> Vendas no varejo registram recuperação forte e rápida
> Ata do Copom traz inovação com ferramenta não convencional

Entre os segmentos, o maior avanço de maio para junho foi o de quase 60% no transporte aéreo. No segundo trimestre, o volume total de serviços prestados caiu 13,8% ante os três primeiros meses do ano, após ajuste sazonal.

Nossa equipe de Macroeconomia avalia que os indicadores referentes ao mês de junho trouxeram notícias positivas em relação às vendas do varejo e à produção industrial e confirmaram a expectativa de início de retomada gradual do setor de serviços, que representa mais da metade do PIB do país e gerava as maiores dúvidas para o crescimento econômico.

ibge servico jun _1_.png