A Safra Corretora manteve a carteira recomendada de dividendos inalterada para agosto, com a exposição principalmente aos setores financeiro e de utilidades básicas. Em julho, o portfólio sugerido apresentou um desempenho ligeiramente superior ao índice de referência: o ganho foi de 6,89%, acima dos 6,53% do índice de dividendos da Bolsa, o Idiv.

Em um ambiente de juros cada vez mais baixos, o número de investidores pessoa física migrando para a Bolsa tem sido crescente. E a carteira de dividendos se diferencia por apresentar um perfil mais defensivo, com uma volatilidade menor do que o Ibovespa.

Isso porque, embora essas ações também estejam sujeitas às oscilações nos preços, elas possuem um componente importante de rendimento periódico atrelado aos dividendos distribuídos aos acionistas, conhecido como dividend yield.

Saiba mais:
> Carteira Recomendada: Confira as ações indicadas pelo Safra para agosto
Ibovespa a 112 mil pontos: Confira nossa nova projeção para a Bolsa
> Análise de empresas: Veja 5 conceitos para entender um balanço trimestral

Para a carteira de agosto da Safra Corretora, o dividend yield médio estimado projetado para 2021 é de 6,0%. Isso significa que a expectativa dos analistas é que as empresas da carteira distribuam esse percentual de seus lucros aos investidores ao longo do ano. Como comparação, um título público do Tesouro Direto indexado à inflação e com vencimento em 2035 paga uma taxa de 3,39% ao ano.

Carteira de Dividendos de Agosto

Confira a carteira recomendada pela nossa Corretora para este mês. Abaixo, você também encontra uma análise escrita pelos analistas da Safra Corretora para cada ação.

Carteira Safra Dividendos Agosto.png

Recomendações do mês 

  • BB Seguridade (BBSE3)

Embora a companhia deva apresentar menores resultados financeiros, por conta dos efeitos da queda na taxa Selic, vemos a companhia como uma das principais players de dividendos dentre as empresas do setor financeiro, com um dividend yield de 6% para 2020 – isso dadas as boas perspectivas de crescimento de seus lucros nos próximos anos. Esperamos uma alta nos prêmios com uma ligeira alta no segmento de vida e uma boa performance no segmento rural. Dividend yield 6,1%.

Fluxo de pagamento de dividendos: semestral

  • TIM PARTICIPAÇÕES (TIMP3)

Mantivemos TIM em nossa carteira recomendada. As negociações envolvendo a rede móvel da Oi devem ter um desfecho em breve, o que seria um trigger para a ação. Caso o consórcio formado por TIM, Vivo e Claro saia vitorioso a companhia deve se beneficiar deste movimento de consolidação de mercado. Com poucos players no negócio móvel, a competição por preços deve se estabilizar. Além disso, a TIM é a companhia com maior participação do negócio móvel em sua receita (95% vs. 65% da Receita da Telefonica Brasil).

Fluxo de pagamento de dividendos: semestral

  • ENGIE (EGIE3)

Mantemos Engie em nossa carteira seguindo nossa estratégia de mitigação de riscos contra os impactos da pandemia causada pelo Covid-19. Engie é uma empresa que atua no segmento de geração e transmissão de energia elétrica, um dos menos expostos aos efeitos da crise do Covid-19. No ano passado, a empresa adquiriu da Petrobras a transportadora de gás TAG, o que abre uma via de oportunidades de crescimento para o futuro. Além disso, Engie distribui bons dividendos recorrentemente, aumentando a atratividade das ações e ainda apresenta potencial de ganhos no curto prazo. Além disso, possui um portfólio bem diversificado capaz de mitigar riscos operacionais.

Fluxo de pagamento de dividendos: quadrimestral.

  • BRADESCO (BBDC4)

Mantivemos Bradesco na carteira. Recentemente o banco divulgou um fraco resultado do 2T20, porém já esperado. O forte aumento de provisão nos leva a crer que o banco já esteja muito bem provisionado (com índice de cobertura próximo de 300%) para enfrentar uma possível deterioração da qualidade da carteira do crédito. Além disso, o Bradesco é um dos nossos nomes preferidos no setor bancário, especialmente em um de retomada de crescimento pós-covid.

Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Mensal

  • CPFL (CPFE3)

Mantemos CPFL em nossa carteira, como parte da nossa estratégia de mitigação de risco em face à alta volatilidade nos mercado causada pelo Covid-19. CPFL é uma empresa de qualidade comprovada pelo mercado. Apesar de no curto prazo a demanda ser impactada pelo confinamento, a regulação do setor de energia elétrica oferece equilíbrio econômico para as distribuidoras e a CPFL deve ser capaz de gerenciar a situação sofrendo menos impactos que outros setores. A CPFL possui dois pontos de atratividade para investidores: (i) crescimento via aquisições no segmento de distribuição e geração; (ii) distribuição de dividendos.

Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Anual

  • ITAÚ UNIBANCO (ITUB4)

Gostamos da relação risco-retorno da ação. Itaú deve entregar valor aos seus acionistas no médio e longo prazo, através da combinação do ROE acima de seu custo de capital, com alto dividendo e deve seguir como o banco mais rentável do setor, embora seus pares estejam próximos em termos de rentabilidade.

Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Mensal

  • QUALICORP (QUAL3)
Acreditamos que Qualicorp está negociando com desconto em relação ao que a ação pode potencialmente atingir (estimamos um múltiplo P/L justo de 15,5x vs níveis atuais de 13,6x dado seus bons fundamentos, ROE de ~30%). No curto prazo, os resultados podem sofrer com a recessão resultante da quarentena, mas após essa crise ainda vemos espaço para sólidos lucros, o que poderia contribuir para alta das ações da Qualicorp. Digitalização e o foco da gestão no crescimento podem gerar frutos.
 
Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Trimestral
  • VALE (VALE3)
Mantemos as ações da Vale em nossa Carteira. A retomada do crescimento de produção no segundo semestre deve mais do que compensar a queda esperada do preço de minério de ferro. Adicionalmente, a companhia anunciou a retomada da política de remuneração dos acionistas, com potencial de apresentar retornos atrativos em dividendos.
 
Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Anual
  • TAESA (TAEE11)
É uma player defensiva no setor de energia, visto que o segmento de transmissão possui receitas mais previsíveis (receita fixa com reajuste anual pela inflação). Sólida geração de caixa garante um bom dividend yield estimado para o ano de 2020 e 2021.
 
Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Trimestral