O time de análise da Safra Corretora iniciou nesta semana a cobertura do e-commerce com uma perspectiva positiva para o setor. A recomendação hoje para as três empresas analisadas é de compra.

A opção preferida dos nossos analistas Guilherme Assis e Felipe Reboredo é Magazine Luiza (MGLU3), com preço-alvo de R$ 32, o que implica um potencial de valorização de quase 40%.

Já o preço-alvo calculado para Lojas Americanas (LAME4) é de R$ 34, e o da sua controlada B2W Digital (BTOW3) é de R$100.

Nosso time destaca que, globalmente, as ações de comércio online e de tecnologia tiveram a melhor recuperação em 2020, em meio ao salto das vendas digitais gerado pela pandemia de Covid-19.

Apesar dos múltiplos relativamente altos, as companhias devem se beneficiar do novo nível de penetração do e-commerce no Brasil, afirma a equipe da Safra Corretora.

As empresas também devem adicionar novos fluxos de receita que atenderão a consumidores e lojistas, justificando uma expansão nos múltiplos de avaliação.

Além disso, a recente rotação no portfólio de ações dos investidores, direcionada para papéis mais descontados, criou um bom ponto de entrada para os três nomes.

Lojas Americanas e B2W caíram 37% e 46% desde o pico em julho, respectivamente. A pressão vendedora também atingiu o Magazine Luiza, que caiu 16% em relação ao seu máximo histórico registrado no início de novembro.

Também contribuiu para isso um resultado relativamente mais fraco nesta Black Friday. Dados preliminares da Nielsen para as vendas online durante o evento apontam crescimento de 30% e vendas totais de R$ 4 bilhões, aquém das expectativas mais otimistas do mercado.

Digitalização do varejo

Durante a pandemia, 7,7 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online, e até mesmo os consumidores recorrentes buscaram uma gama muito mais ampla de produtos, incluindo produtos básicos que antes da crise sanitária costumavam ser adquiridos em unidades físicas.

Como resultado, o crescimento das vendas passou de 14%, antes da pandemia, para 40%, e a penetração do e-commerce atingiu 11%, ante 8%.

Nesse cenário de rápida transformação, competidores locais e menos preparados perderam market share para grandes varejistas que já contavam com uma plataforma digital evoluída e com logística de entrega.

O forte crescimento das vendas e a rápida transformação digital levaram a uma valorização acumulada no ano de 103% para as ações MGLU3, e 22% para ações BTOW3, o que se compara a uma queda de 4% do Ibovespa.