O mês de novembro registrou marcas importantes para os mercados financeiros ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, o principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, registrou o melhor mês desde março de 2016, impulsionado por notícias que ajudaram a reduzir incertezas no cenário. 

Neste ambiente, apresentamos o Safra Report de dezembro. Esse é um material elaborado todos os meses pelos especialistas do Safra com uma visão atualizada sobre a economia e os investimentos. Confira o Safra Report de dezembro na íntegra.

Veja, abaixo, um breve resumo do que você encontrará no relatório.

Cenário Econômico

No cenário internacional, a eleição americana, bem como a aceleração na contaminação pela Covid-19 e a expectativa de uma vacinação em massa concentraram as atenções. No Brasil, a possibilidade de permanência do teto de gastos aumentou consideravelmente. Ao longo do mês, revisamos nossas projeções para PIB, inflação, câmbio e juros.

Estratégia de Investimentos

A redução das incertezas e o consequente aumento no apetite a risco pelos investidores ao redor do mundo levou a fortes ganhos nos mercados, com destaque para a Bolsa brasileira. O cenário segue construtivo, com os dados econômicos corroborando as expectativas de recuperação e dando sustentação aos preços dos ativos.

Saiba mais:
> Carteira Recomendada: Veja as ações selecionadas para dezembro
> Carteira de Dividendos: Confira os papéis indicados pelo Safra
> Carteira de BDRs: Veja ajustes e empresas recomendadas para dezembro

Alocação por perfil de investidor

Para o último mês do ano, promovemos alterações marginais em nossa visão para as carteiras de investimentos. Os fundos multimercados permanecem como a classe de ativo predominante nas alocações, embora com ajuste dentro dos portfólios. De modo a capturar o descompasso entre a melhora no ambiente de Bolsa e a curva de juros, também foram realizadas mudanças dentro da renda fixa.

03-12_Safra-Report_Dez_Grafico_Ultraconservador.png

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, entendemos que existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado e Fundos Imobiliários. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

03-12_Safra-Report_Dez_Grafico_Conservador.png

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, entendemos que existe espaço para a diversificação para além dos Fundos Multimercado e dos Fundos Imobiliários, adicionando investimentos em Renda Variável.

03-12_Safra-Report_Dez_Grafico_Moderado.png

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

03-12_Safra-Report_Dez_Grafico_Dinamico.png

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Leia o Safra Report de dezembro e confira as análises e as carteiras na íntegra.