O ano de 2022 trouxe a quarta e última fase do Open Banking, abrindo espaço para o Open Finance chegar até os usuários. Agora, a competitividade vai além de produtos bancários e chega nos seguros, investimentos e câmbio.

Já falamos sobre o Open Banking e a sua influência na revolução bancária no Brasil. Esse é um novo sistema implementado e fiscalizado pelo Banco Central para promover mais concorrência entre as instituições autorizadas e assim trazer taxas, produtos e serviços mais alinhados com o histórico do cliente.

Todo esse processo tem o usuário como centro, em que tudo acontece a partir de seu consentimento e controle. A respeito de nomenclatura, já explicamos aqui as principais diferenças.

Leia a seguir as principais informações para entender como o Open Finance pode impactar a sua vida financeira:

O que é o Open Finance

Open Finance é a ampliação do Open Banking. A partir deste ano, a competição financeira e desenvolvimento tecnológico também contam com o setor de seguros, previdência, investimentos, câmbio e mais. Segundo o Banco Central, o Open Banking permite o compartilhamento previamente autorizado pelo usuário de informações entre diferentes instituições autorizadas de forma segura, ágil e conveniente.

Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. Todo esse processo é feito em um ambiente seguro e a permissão poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela quiser.

Esse novo sistema bancário trouxe vantagens a partir do incentivo da maior competitividade entre as empresas autorizadas pelo BC a atuar nesse sentido.

Open Finance Vantagens.jpg

Como funciona o Open Finance

Além dos produtos inclusos no Open Banking, agora os clientes, que assim desejarem e autorizarem previamente, podem compartilhar suas informações sobre operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta e contas-salário.

O usuário tem controle total sob o compartilhamento de seus dados financeiros e escolhe como e por quanto tempo vai disponibilizar tais informações. Além disso, também é possível acessar informações sobre esses produtos e serviços disponíveis para contratação no mercado.

Quando tiver interesse, é apenas necessário solicitar e autorizar o compartilhamento através dos canais da instituição que vai fazer a oferta personalizada. A comunicação entre as empresas acontece de forma virtual em ambiente seguro.

Dessa maneira, é proporcionado o surgimento de ofertas e contração de produtos e serviços financeiros personalizados, com o usuário no centro dessa negociação.

Para saber mais a respeito, leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o Open Finance.

Por que o Open Banking virou Open Finance

O Open Finance chega com a quarta e última fase do calendário de implementação, conforme o planejamento do Banco Central. Até dezembro de 2021, era possível compartilhar dados cadastrais e transacionais sobre serviços bancários.

Agora bancos, instituições de pagamento, corretoras e demais participantes passam a integrar um ecossistema de compartilhamento de dados e ofertas personalizadas de produtos e serviços financeiros, como câmbio, seguros e investimentos.

Acompanhe mais em Porque o Open Banking agora é Open Finance.

Calendário do Open Finance

Conforme o planejamento do Banco Central, o lançamento da quarta fase do Open Banking abarca outros serviços e produtos financeiros, dando início ao Open Finance.

A implementação será feita de forma gradual seguindo as datas:

15/12/21 – As instituições participantes dão início ao processo de certificação funcional das APIs dos produtos e serviços que serão compartilhados.

Após as certificações, começa o registro no Diretório de Participantes das APIs relativas a produtos e serviços que deve ocorrer até as datas limites:

04/03/22 – Seguros, previdência complementar aberta e capitalização;

11/03/22 – Serviços de credenciamento em arranjos de pagamento;

18/03/22 – Operações de câmbio;

25/03/22 – Contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento.

A primeira fase teve início em fevereiro de 2021 e durante todo esse ano, as instituições participantes se movimentaram para atender a todos os requisitos proporcionalmente às datas propostas.

Produtos e serviços do Open Finance

O Open Banking trouxe a possibilidade do usuário compartilhar dados cadastrais, de conta corrente e crédito, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica. O foco estava nos bancos e fintechs e a adequação e adesão de mais produtos e serviços aconteceu aos poucos durante todo 2021.

O fim do ano marcou a chegada dos primeiros passos do Open Finance, a quarta fase do Banco Central, incluindo as instituições que ofertam produtos e serviços de câmbio, seguros, investimentos e conta-salário e previdência complementar aberta.

O ano de 2022 é, portanto, quando os usuários podem usufruir da maior competição entre empresas e assim ter acesso a melhores ofertas e mais controle da vida financeira.

Câmbio no Open Finance

Os serviços de câmbio estão presentes no Open Finance e o usuário pode solicitar de maneira virtual o compartilhamento de dados com a empresa de interesse. A partir de seu consentimento, acontece a troca de informações e é feita uma oferta personalizada.

Nesse sentido, um usuário interessado que ainda não tem relacionamento com o Safra pode compartilhar seus dados e ter acesso a taxas e opções personalizadas para mais de 20 moedas. Acesse nossa página de câmbio e descubra as facilidades de negociação por WhatsApp, aplicativo e postos de atendimento Safra.  

Leia também sobre segurança no compartilhamento de dados e entenda tudo sobre Open Finance.

Seguros no Open Insurance

O Open Insurance, é o Sistema de Seguros Aberto, que permite compartilhar dados sobre produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização entre diferentes sociedades autorizadas pela Susep, a Superintendência de Seguros Privados.

Para tanto, o Open Insurance operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados através da integração de sistemas, de modo seguro e privado.

Nesse sentido, o Open Insurance é parte integrante do sistema Open Finance. Por isso, o usuário que compartilhar seus dados com o Safra vai ter acesso a propostas personalizadas para seguros e previdência complementar aberta

Essa é a oportunidade de contar com os especialistas que ajudam você a preservar e evoluir o seu patrimônio. 

Investimentos no Open Finance

Faz parte do Open Finance todas as empresas autorizadas pelo Banco Central que ofereçam investimentos. Seja renda fixa ou renda variável, como Tesouro Direto, CDB, ações, entre outros.

Como pudemos observar, esse é um sistema completo que abrange a complexidade do mercado financeira e visa beneficiar os usuários.

Open Finance com o Safra

Agora você já conhece o Open Finance e entende como essas vantagens irão marcar este ano. Lembre-se que você pode compartilhar os seus dados com o Safra para ter acesso às melhores taxas ofertas personalizadas.