O início do mês de fevereiro está repleto de eventos e dados econômicos importantes. Internamente, o IBGE apresenta a sua pesquisa mensal sobre a indústria, enquanto o Banco Central define o nível da Selic. Além disso, a temporada de balanços chega à Bolsa brasileira.

Leia também: 
Crédito deve gerar boa temporada de resultados para bancos
Construção irá amortecer queda do investimento em 2022

Lá fora, também estão previstas decisões de política monetária do Banco da Inglaterra e do Banco Central Europeu, que vêm adotando posturas distintas no combate à inflação.

Nos Estados Unidos, as atenções se voltam para o relatório oficial de emprego do país. Na frente de resultados corporativos, são aguardados os dados de AmazonGoogleFacebook.

Vale destacar que vários mercados da Ásia permanecem fechados para celebração do Ano-Novo Lunar. Veja a seguir o que acompanhar nos próximos dias.

Segunda-feira: PIB europeu

Sai o último Relatório Focus antes da decisão do Copom. A edição mais recente apontou inflação de 5,15% em 2022, acima do teto da meta do Banco Central. Lembrando que o IPCA-15 de janeiro veio superior às estimativas.

No exterior, repercute o PMI da China em janeiro estimado pela agência de estatísticas do país. Além disso, é divulgado o PIB da Zona do Euro verificado no 4º trimestre.

Terça-feira: Balança comercial

O Ministério da Economia informa o resultado da balança comercial do Brasil em janeiro, enquanto a federação de concessionárias divulga as vendas de veículos no mesmo mês.

Também estão no radar o PMI industrial calculado pela Markit para o Brasil em janeiro, bem como o PMI levantado pelo ISM para a indústria americana no mesmo mês.

Ainda sobre os Estados Unidos, sai a pesquisa JOLTs de dezembro, que mede a escassez de mão de obra no país, a partir, por exemplo, da disponibilidade de empregos não preenchidos.

Na temporada de balanços americana, ExxonMobil e UPS estão entre os principais nomes. Após o fechamento, é a vez da holding Alphabet, dona da Google, reportar seus números trimestrais, ao lado de PayPal, AMD e General Motors.

Quarta-feira: Copom

O IBGE apresenta o desempenho da indústria brasileira em dezembro. O Safra projeta avanço de 1,6% na margem, encerrando a sequência de quedas dos últimos meses.

Após o encerramento dos negócios, o Comitê de Política Monetária (Copom) revela sua decisão. A previsão do Safra é que, assim como sinalizado na reunião de dezembro, a Selic seja elevada em 1,5 ponto percentual, chegando a 10,75% ao ano.

O cenário traçado atualmente pelo Safra prevê que o fim do ciclo de aperto monetário ocorrerá na reunião de março, quando a Selic deve alcançar 11,25% ao ano.

Nos Estados Unidos, os investidores acompanham o relatório de emprego da ADP, com a variação de postos no setor privado em janeiro.

E com as preocupações envolvendo o equilíbrio do mercado de petróleo, ganha destaque o relatório semanal da agência EIA, que traz o comportamento dos estoques americanos, entre outros dados.

Outro número importante é a prévia da inflação na Zona do Euro em janeiro. A leitura de dezembro exibiu aumento anual recorde de 5%.

E os números do Santander Brasil inauguram pela manhã a nova temporada de balanços no país. Depois do encerramento dos negócios, a Cielo reporta seus dados trimestrais. Ainda à noite, a Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, revela seus resultados.

Quinta-feira: Juros na Europa

Mais uma rodada de PMIs, desta vez sobre o setor de serviços. Os indicadores devem ajudar a mensurar o impacto da ômicron sobre as economias neste início de ano, já que os serviços são mais afetados pelas medidas restritivas.

Os destaques, porém, são as decisões de juros do Banco da Inglaterra e do Banco Central Europeu.

O mercado não espera que a instituição presidida por Christine Lagarde altere a taxa básica da região, mas é possível que tenhamos um tom menos leniente em relação à inflação fora da meta.

Por outro lado, a expectativa é que a autoridade monetária do Reino Unido eleve novamente os juros. A alta da última reunião, em dezembro, foi de 0,25 ponto percentual.

Entre os principais resultados trimestrais estão os da Shell e ConocoPhillips, assim como do fundo japonês SoftBank. Após o fim do pregão, destaque para Amazon e Ford.

Sexta-feira: Payroll

O foco dos investidores está no relatório oficial de emprego dos Estados Unidos. O consenso do mercado estima abertura líquida de 178 mil vagas em dezembro e manutenção da taxa de desemprego em 3,9%.

Vale lembrar que o ritmo do mercado de trabalho é fundamental para a definição da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).