A semana será mais curta para os mercados financeiros brasileiros – tanto a Febraban quanto a B3 confirmaram a manutenção do feriado na segunda e na terça-feira, retomando as atividades na tarde de quarta-feira.

Ao redor do mundo, importantes centros financeiros também têm semanas mais curtas. Nos Estados Unidos, não haverá negociações na segunda-feira para celebrar o Dia dos Presidentes. E na China, as Bolsas permanecem fechadas até quarta-feira, retornando apenas na quinta-feira, para as comemorações do Ano Novo Chinês.

Ainda assim, o cenário internacional é quem deve se destacar na agenda macroeconômica. Os Estados Unidos se sobressaem com números sobre vendas no varejo, indústria, setor imobiliário, além da ata de sua última reunião de política monetária.

Saiba mais:
Safra Report: Nossa visão atualizada sobre onde investir em fevereiro
Carteiras de fevereiro: Onde investir em ações, dividendos, BDRs e FIIs
Recuperação na economia e as expectativas para a vacinação

Também acompanharemos números de confiança na Europa, inflação no Reino Unido e muito mais.

A temporada de balanços corporativos no Brasil diminui o ritmo com o feriado, mas ainda assim alguns nomes importantes movimentam o noticiário. É o caso de Carrefour, na quarta-feira, IRB Brasil (IRBR3) e JHSF (JHSF3) após o pregão de quinta-feira, e Energias do Brasil, na sexta-feira.

Confira os principais eventos da agenda macroeconômica.  

Segunda-feira: Indústria na Europa

Às 7h, será divulgada a produção industrial na zona do euro em dezembro, encerrando as leituras de 2020. O consenso de mercado projeta retração de 0,5% na comparação com novembro.

Terça-feira: PIB na Europa

Também às 7h, será publicada a segunda estimativa para o PIB da zona do euro no quarto trimestre de 2020. O consenso de mercado espera a manutenção do resultado apresentado na leitura preliminar, no início deste mês, quando mostrou uma contração de 0,7%.

No mesmo horário, também será divulgada a confiança econômica na zona do euro em fevereiro e o índice ZEW de confiança do consumidor na Alemanha. O consenso de mercado projeta que o consumidor alemão irá reduzir o otimismo, retraindo de 61,8 pontos em janeiro para 60,0 pontos em fevereiro.

Nos Estados Unidos, o destaque fica por conta do índice de manufatura de Nova York, às 10h30. O consenso de mercado prevê aumento, avançando dos 3,5 pontos em janeiro para 6,0 pontos em fevereiro.

Quarta-feira: Foco no cenário internacional

O principal evento do dia está marcado para às 16h, com a publicação da ata do Fomc. Este é o documento que detalha a última decisão de política monetária do banco central americano, o Fed, em 27 de janeiro.

Às 4h, é divulgado o comportamento dos preços ao consumidor no Reino Unido em janeiro, com o consenso de mercado projetando deflação de 0,4% na comparação com janeiro.

Às 10h30, os Estados Unidos também revelam seu índice de preços, mas desta vez aos produtores. O consenso de mercado projeta alta de 0,8% na comparação anual.

Ainda por lá, são divulgados os números de vendas no varejo para janeiro, às 10h30, e de produção industrial e nível de utilização da capacidade instalada às 11h15. O consenso de mercado projeta crescimento de 0,8% nas vendas no varejo, na comparação mensal, e de 0,4% na produção industrial, também na passagem mensal.

No Brasil, o destaque fica por conta do Relatório Focus. Tradicionalmente divulgado na segunda-feira de manhã, o relatório será publicado às 12h da quarta-feira, trazendo a visão dos agentes econômicos do mercado sobre indicadores como inflação, câmbio, Selic e atividade.

Quinta-feira: Indústria nos EUA

Às 10h30, será revelado o índice de manufatura da Filadélfia em fevereiro, uma importante sinalização para a indústria americana. O consenso de mercado projeta que o índice recuará de 26,5 pontos em janeiro para 19,8 pontos em fevereiro.

No mesmo horário, nos EUA serão conhecidos números sobre o início de construção de novas residências em janeiro (consenso de mercado prevê retração de 1,1% sobre dezembro) e os dados semanais de novos pedidos de seguro-desemprego.

Às 12h, a zona do euro revela o índice de confiança do consumidor para fevereiro, com projeção pelo consenso de mercado de um aumento de -15,5 para -15,0 pontos.

Sexta-feira: Setor imobiliário americano

A semana se encerra com os números de vendas de residências usadas nos Estados Unidos em janeiro, às 12h. O consenso de mercado projeta queda de 3,0% sobre dezembro.