Todas as quintas-feiras, nosso canal do YouTube é palco da Tech Thursday, série focada em convidar especialistas em tecnologia, inovação e empreendedorismo para um bate-papo.

Nesta semana, Murilo Barreto – especialista do Safra – conversou com Beto Vides, um dos três sócios-fundadores da eBrainz, consultoria especializada em estratégia, negócios, marketing e tecnologia dentro do segmento de games e esportes eletrônicos.

A empresa surgiu quando Vides, que até 2015 trabalhava em grandes empresas de consultoria assumiu a operação de um time de jogadores de videogame.

Nesse momento, o empresário conta que percebeu como os times de esportes eletrônicos operam de maneira similar às equipes de esportes tradicionais, como futebol ou basquete. “Os jogadores competem por premiações, integram times profissionais, que jogam em ligas nacionais e internacionais com grandes audiências”, diz.

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Somado a isso, Vides percebeu que existia grande potencial nesse segmento, que até o momento vinha sendo pouco explorado por marcas, anunciantes e investidores. “Tem milhares de pessoas consumindo e interagindo com esses times, o que é um tremendo espaço para as marcas venderem e impactarem seus públicos”, explica. Segundo o empresário, atualmente 90 milhões de brasileiros – ou 40% da população do país – pode ser considerada gamer.

Parcela considerável desses jogadores, não apenas no Brasil mas também no mundo, despende parte importante do seu tempo dedicado aos esportes eletrônicos.

Exemplo disso foi a final do campeonato mundial de League Of Legends – um dos principais jogos da atualidade – que somou mais de um bilhão de horas assistidas. Em seu pico, a transmissão teve 45 milhões de pessoas acompanhando ao mesmo tempo. “Onde você consegue concentrar 45 milhões de pessoas consumindo um conteúdo hoje em dia? Para uma marca, para um anunciante, isso é algo inestimável”, diz Vides.

Monetizando os esportes eletrônicos

De acordo com o empresário, os interessados no mundo gamer passam, em média, 2 horas por dia consumindo conteúdos relacionados ao tópico, divididos entre diferentes plataformas.

Uma delas é a Twitch (local onde os jogadores profissionais transmitem ao vivo seus jogos). Outras são as redes sociais tradicionais, em que o gamer está consumindo os conteúdos postados por esses jogadores, que, muitas vezes, também são influenciadores digitais. Há diversas opções, cada uma com mecânicas diferentes, fazendo com que as chances de converter o gamer em um cliente aumentem.

Relação das marcas com os gamers  

Vides conta que sua empresa opera como uma consultoria, se dividindo em algumas etapas, que têm como objetivo desenvolver soluções que ajudem as marcas a se comunicarem melhor com os gamers.

Durante a transmissão, Vides conta em detalhes alguns cases de sucesso que foram implementados pelas marcas no mundo dos games.  

Para entender mais sobre como o mundo dos esportes eletrônicos funciona e como as marcas veem esse segmento, acompanhe o bate-papo completo: