A carteira Safra Top 10 Ações traz duas substituições para este mês de setembro: trocamos Bradesco por Itaú Unibanco e Klabin por BB Seguridade.

Mais carteiras de setembro:
Safra Top 10 BDRs: Ajustes para empresas americanas
> Carteira de FIIs: Exposição ajustada para ciclo de alta de juros
Carteira de Dividendos: Vibra Energia é indicada
Carteira ESG: Investimentos responsáveis
Carteira Global: Ativos selecionados ao redor do mundo

O Bradesco divulgou um um resultado impactado pela queda nas operações de seguros, por conta de maiores sinistros decorrentes da Covid-19. Isso nos levou a revisar a expectativa de resultado para o banco em 2021. No entanto, destacamos que a operação bancária continua bastante positiva e ainda temos uma projeção de bom crescimento de lucro para 2022.

Quanto ao Itaú Unibanco, estamos mais confiantes de que 2021 deve ser um bom ano para o banco, com recuperação de seus níveis de ROE, acompanhando também de esforços contínuos em transformação digital, o que deve manter o banco bastante competitivo em uma ampla gama de produtos.

Além disso, a cisão da XP deve destravar valor aos acionistas do banco. Sem a XP, o Itau estará negociando a níveis atrativos de múltiplos e próximo de seus pares.

Estamos retirando ainda a Klabin, realizando o desempenho positivo de agosto, apesar do início da primeira fase do projeto Puma II e das boas perspectivas para a demanda de embalagens.

Sobre BB Seguridade, a pressão negativa nos resultados, gerada pelo resultado financeiro da Brasilprev e dos maiores níveis de sinistralidade com a Covid-19, devem se normalizar nos próximos trimestres.

Além disso, ainda vemos BB Seguridade como um interessante nome defensivo, por conta de sua boa distribuição de dividendos (esperamos um rendimento de 9.6% para 2022).

Confira a seguir a recomendação para setembro.

top set _1_.png

Com as alterações, a exposição ao setor financeiro desponta na Safra Top 10 Ações. Para conferir mais detalhes, clique aqui.

Entre os eventos de agosto, no cenário internacional, os membros do banco central americano deram mais detalhes sobre os próximos passos da política monetária. A maioria indicou a preferência pelo início do processo de redução no volume de compras de ativos ainda este ano. Assim, esperamos agora que o tapering comece na reunião de dezembro, e ocorra ao longo de 2022.

No Brasil, o mês de agosto foi marcado pelos ruídos fiscais, como a discussão da proposta de reforma do Imposto de Renda e os desafios orçamentários para 2022. O governo tem anunciado a intenção de aumentar o número de beneficiários e o valor do benefício do seu novo programa assistencialista, que deverá passar a ser chamado de Auxílio Brasil.

Além disso, o governo recebeu notificação do Judiciário de que precisará pagar R$ 89 bi de precatórios no próximo ano. Como o teto de gastos oferece uma restrição à realização conjunta dessas despesas, o governo busca uma solução para esse impasse.

Nesse contexto, o Ibovespa recuou 2,55% no último mês, enquanto a Safra Top 10 Ações caiu 3,40%.