O principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, encerrou em queda ontem e perdeu os 100 mil pontos. O índice recuou 1,40%, aos 99.606 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em alta de 1,26%, cotado a R$ 5,68, no maior patamar desde maio.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro no Morning Call:

Realização de lucros

O movimento de queda foi influenciado pelas ações de bancos, que tiveram um dia de realização de lucros. As principais ações do setor vinham de fortes altas. Mas agora, com o início da temporada de balanços, que começou ontem com os números trimestrais do Santander, muitos investidores optam por embolsar os ganhos e aguardar.

Nosso time de análise, no entanto, segue otimista com as ações do setor, que são avaliadas a preços atrativos.

Também adicionou cautela no dia a declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que criticou a base do governo, alegando obstrução nas votações do Congresso.

Reunião do Copom

Agora, as atenções do dia se voltam para o Copom. O comitê de política monetária divulga hoje à noite a decisão sobre a taxa Selic, e a expectativa do nosso time de Macroeconomia, bem como da maioria do mercado, é de manutenção no patamar de 2% ao ano.

Desde a última reunião do Banco Central, no mês passado, as projeções para a inflação subiram diante de pressões de curto prazo. Assim, fica a expectativa para observar qual será a linguagem adotada no comunicado do BC.

EUA no negativo

Nos Estados Unidos, ontem também tivemos um dia no negativo, mas em uma queda menos acentuada, com o S&P 500 recuando 0,3%. Um dos indicadores aguardados para o dia era a confiança do consumidor neste mês, que contrariou as expectativas de estabilidade e recuou de 101,3 pontos para 100,9 pontos.

Como pano de fundo, permanecem as atenções quanto ao avanço da pandemia e as incertezas em relação ao pacote de estímulos e as eleições americanas.

Petrobras, Vale e Bradesco

Hoje será um dia de expectativas. Além da reunião do Copom, à noite algumas das maiores empresas da Bolsa divulgam seus resultados do terceiro trimestre: a Petrobras, a Vale e o Bradesco.

Aqui no Safra, temos um time de análise na Safra Corretora que avalia no detalhe as empresas mais importantes do mercado. Avaliamos se os fundamentos das companhias são sólidos, se as ações estão em um bom momento de entrada, como as notícias podem impactar essas premissas, e muito mais.

Apresentamos a visão dos nossos especialistas em uma série de relatórios. Nos últimos dias, por exemplo, publicamos as expectativas para os resultados de hoje, da Petrobras, Vale e Bradesco. Nossa visão é otimista para essas três empresas, que possuem recomendação de compra. 

Acompanhe, também, a página de análise de ações. Atualizamos esse espaço constantemente com os relatórios da Safra Corretora. Atualmente, estão disponíveis análises de cerca de 80 empresas.