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Confira nossa análise - Azul: A Azul reportou um resultado muito negativo no 2T20, com prejuízo líquido ajustado de R$1,5 bilhão (exclui despesas não caixa e não recorrentes), versus lucro líquido ajustado de R$110 milhões no 2T19. Apesar da redução de 46% a/a observada nas despesas operacionais da empresa, para R$1,2 bilhão, impulsionada por menores custos variáveis e iniciativas de gestão para encolher a operação da empresa, a redução sem precedentes observada na demanda, caiu 85% a/a, influenciada por as restrições impostas pela pandemia Covid-19 que reduziram drasticamente a receita da Azul, que caiu 85% a/a, para R$402 milhões. A empresa também registrou despesas não recorrentes de R$204 milhões relacionadas à pandemia Covid-19 (por exemplo, indenizações, acomodação de passageiros, taxas de consultoria). Como resultado, o EBIT da Azul foi negativo em R$1,023 bilhão, contra um ganho de R$342 milhões no 2T19.

O aumento das despesas financeiras pressionou ainda mais a lucratividade da empresa no trimestre. As despesas financeiras líquidas aumentaram 99% a/a, para R$582 milhões, resultado da adição de 16 aeronaves à frota da empresa somada à desvalorização do Real de 38% a/a no período. Além disso, a empresa reconheceu perdas não caixa de (i) R$1,0 bilhão com variações cambiais sobre seus passivos atrelados ao dólar; (ii) R$265 milhões nas despesas com hedge; e (ii) R$239 milhões relativos à redução do justo valor da sua participação na companhia aérea portuguesa TAP.
Em função do exposto acima, a companhia registrou prejuízo líquido de R$3,14 bilhões no 2T20, ante ganho de R$343 milhões no 2T19. Excluindo despesas não monetárias e não recorrentes, adj. O lucro líquido teria ficado negativo em R$1,5 bilhão, contra um lucro líquido ajustado de R$ 110 milhões no 2T19.

Pontos positivos

A empresa está muito bem posicionada para se beneficiar da recuperação da economia, principalmente considerando:

  1. Redução da exposição à concorrência - Azul é 'monopolista' em ~ 70% das rotas em que opera;
  2. Modelo racional de negócios - desenvolvimento de mercados menores;
  3. Forte base de clientes corporativos (~ 70% do total de passageiros), menos sensível a variações nos preços dos bilhetes;
  4. Gerência altamente qualificada - executivos experientes com um longo histórico de sucesso no setor de aviação;
  5. Crescendo com menor risco - está substituindo aviões menores por aeronaves maiores nas regiões em que já opera.

Riscos

  1. Volatilidade do câmbio e do preço do petróleo: ~ 60% das despesas da Azul são atreladas ao dólar, enquanto o combustível de aviação responde por ~30% de seus custos;
  2. Concorrência irracional: aumento descontrolado da oferta de assentos pressionando os rendimentos do mercado.
Sobre a Azul

 

 

 

 

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. é uma companhia aérea fundada em 2008. É a companhia aérea do Brasil com maior número de decolagens e cidades atendidas, com 820 voos diários atendendo a 113 destinos, resultando em uma malha de 223 rotas sem escalas (dado de 31 de março de 2019). Como a única companhia aérea em 70% de suas rotas, é lider em 74 cidades brasileiras em termos de decolagens. Complementar à sua extensa malha doméstica, a companhia voa para selecionados destinos internacionais, como Fort Lauderdale, Orlando, Lisboa e Porto. Além da extensa malha, frota otimizada e alto padrão de qualidade de serviço, possuem integralmente o programa de fidelidade TudoAzul, um ativo estratégico e forte gerador de receita, com aproximadamente 11,1 milhões de membros em março de 2019.

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