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PROSPECTO DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS – CONTA SAFRA
O BANCO SAFRA S/A e a SAFRA CORRETORA DE VALORES E CÂMBIO LTDA. (“Safra”), na forma da regulamentação em vigor, apresentam, por meio do presente Prospecto de Informações Essenciais (“Prospecto”), as seguintes informações essenciais relativas à Conta de depósito à vista e Conta Corretora Pessoa Física (“Conta Safra”):
1. ATENÇÃO: Este Prospecto possui caráter meramente informativo e não substitui ou afasta a leitura integral do contrato celebrado entre as partes e das Normas Gerais Regulamentadoras De Abertura, Movimentação de Conta de depósito à vista e/ou Conta Poupança e/ou Conta Corretora (Conta Safra) (“Normas Gerais”). 2. Público Alvo: Pessoa Natural (pessoa física) maior e capaz, com renda mensal igual ou superior a R$ 8.000,00 (oito mil reais). A titularidade da conta por menores de idade ou mediante representação estarão sujeitas aos procedimentos internos do Safra, e não poderão poder abertas por meio eletrônico. 3. Canais de Atendimento Safra: Agências e Correspondentes autorizados; Assessores de Investimento Safra Invest; website: www.safra.com.br e www.safracorretora.com.br e aplicativo Safra além da Central de Atendimento Safra, Serviço de Atendimento ao Consumidor e Ouvidoria. 4. Regras Básicas: A Conta Safra é um produto que engloba conta de depósito à vista (conta corrente) e conta corretora (opcional), permitindo ao cliente a contratação de serviços bancários e de câmbio, realização de investimentos e a contratação de seguros e planos de previdência. Além disso, poderão ser fornecidos, a exclusivo critério do Safra, outros serviços como cartões de débito e cheques, bem como estará disponível a forma de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil, denominada “PIX”, bem como as demais formas disponíveis (transferências, TED e DOC). Cumpre salientar que as transações, operações, investimentos e serviços a serem realizadas/contratadas estarão sujeitas a encargos financeiros, tributos, contribuições, custos e/ou tarifas eventualmente incidentes, bem como a limitações estabelecidas pelo Safra ou pelas autoridades. As tarifas estarão disponíveis nas Tabelas de Tarifas sobre Serviços disponíveis no site do Safra e da Safra Corretora. 5. Riscos Existentes: O Cliente deve estar ciente dos riscos inerentes aos títulos, valores mobiliários e demais ativos disponíveis no mercado que possam integrar sua carteira de investimento, bem como daqueles próprios das operações e mercados nos quais sejam regulados tais títulos e valores mobiliários, tais como: Risco de Mercado, Risco pela Utilização de Derivativos, Risco de Crédito, Risco de Liquidez e Risco Operacional, além dos riscos cibernéticos. 6. Procedimentos para Contratação e Movimentação: A Conta Safra poderá ser aberta por meio físico ou pelos meios eletrônicos oferecidos pelo Safra, conforme instruções apresentadas no site do Safra, após o completo e integral preenchimento e assinatura da Proposta de Abertura pelo Cliente e a confirmação, análise e aprovação dos dados e documentos pelo Safra. O titular da conta poderá movimentá-la de acordo com o tipo de conta contratada, individual ou conjunta solidária/não solidária. A movimentação da conta poderá ser feita mediante a utilização de cheque, o qual está condicionado à aprovação do Safra, na agência e por meio de senhas de acesso pelos canais eletrônicos e terminais de Banco 24h. Os serviços efetivamente contratados estarão sujeitos a tarifas, cujos valores estão disponíveis na Tabela de Tarifas do Safra que pode ser consultada em nossas agências ou no site e está sujeita a alterações mediante prévia divulgação. O Titular terá direito, gratuitamente, aos serviços essenciais, podendo também contratar um dos Pacotes de Serviços disponíveis pelo Safra; porém, caso utilize em quantidade superior à prevista no Pacote de Serviços contratado, ficará sujeito ao pagamento de tarifas avulsas. O nome do Titular será incluído no CCF nas seguintes hipóteses: (i) devolução de cheque pela 2ª (segunda) vez por insuficiência de fundos; (ii) prática espúria; (iii) devolução de cheque por motivo de conta encerrada. 7. Procedimentos para Rescisão: Além da possibilidade de bloqueio ou encerramento automático da Conta Safra por parte do Safra em hipóteses específicas definidas nas Normas Gerais, é possível o encerramento da Conta Safra sem justa causa pelo Cliente ou pelo Safra, desde que sejam observados alguns procedimentos: (i) dever de comunicação à outra parte (pelo Safra, por meio de um dos Canais de Atendimento Safra ou para o e-mail cadastrado do Cliente; pelo Cliente, pelos mesmos meios eletrônicos utilizados para abertura da conta), na qual deverá ser estabelecido o prazo de 30 (trinta) dias para que sejam adotadas as providências necessárias para resgate e transferência dos investimentos e saldo para encerramento da Conta Safra; (ii) o Safra disponibilizará demonstrativo dos compromissos que devem ser cumpridos até o efetivo encerramento da Conta Safra, devendo o Cliente manter a Conta Safra com fundos suficientes para o pagamento de compromissos assumidos, bem como das taxas, comissões, tarifas, tributos e demais encargos contratuais e/ou legais devidos ao Safra; (iii) o saldo credor na Conta Safra será colocado à disposição do Cliente; dentre outros. Em todas as hipóteses de encerramento, o Cliente deve estar ciente que: (i) a Conta Safra poderá ser encerrada ou bloqueada mesmo que o Cliente não tenha adotado as providências que lhes competiam, em especial, o resgate, venda e/ou transferência de custódia dos valores ou investimentos vinculados à conta; e (ii) o Cliente que por iniciativa própria quiser encerrar a Conta Safra e possuir saldo devedor, compromissos e/ou débitos originados de obrigações assumidas, poderá ter a aceitação do seu pedido condicionada ao pagamento integral do valor devido ou ainda a celebração de acordo para pagamento do débito. 8. Medidas de Segurança: Para a maior segurança das movimentações, o Safra, além do fornecimento de senhas, poderá ceder ou disponibilizar tokens, leitores biométricos e ferramentas adicionais de segurança para operações, como o “Defensor Safra”. Outros riscos relacionados à movimentação da conta podem ser evitados ou mitigados pelo Titular, razão pela qual alertamos: (i) comunique imediatamente ao Safra, por meio dos canais de atendimento disponíveis, a perda, extravio, furto ou suspeita de uso fraudulento do cartão de débito, do acesso à conta, das senhas e dos talões de cheques; (ii) guarde sua senha em local seguro, nunca a revele a terceiros e utilize equipamentos com sistemas de segurança atualizados em operações realizadas em canais eletrônicos; (iii) não aceite ou solicite ajuda de estranhos ao utilizar os canais eletrônicos ou terminais de Banco 24h. O cliente deverá manter a máxima cautela na guarda de seus talões de cheques, uma vez que a perda, furto, ou extravio de qualquer cheque podem acarretar ocorrer sérios danos, pois o Safra não se responsabiliza pelo pagamento de cheques perdidos, extraviados, falsos ou, quando falsificadas as assinaturas, as mesmas forem, por semelhança, reconhecidas em comparação com as existentes em seus registros, respondendo o cliente, até o momento da comunicação ao Safra, pelo uso indevido que terceiros porventura venham a fazer. O Safra não tem qualquer responsabilidade com relação a qualquer das senhas, tokens, códigos de acesso utilizado pelo Cliente em qualquer dos meios eletrônicos. O cliente está ciente de que não poderá fornecer informações a terceiros, especialmente com referência a: (a) às senhas e códigos de acesso pelo cliente, seja via agência, terminal eletrônico, website e qualquer outro meio existente ou colocado à disposição do cliente para tal operação; (b) ao cartão de débito e senha utilizada para sua movimentação. 9. Atualização Cadastral: O Cliente deverá realizar a atualização de seus dados cadastrais e demais informações e documentos através dos Canais de Atendimento Safra, em periodicidade não superior a 2 (dois) anos contados da última atualização ou sempre que for solicitado pelo Safra. Caso o cadastro dos Clientes permaneça sem atualização por um período superior a 2 (dois) anos, poderão não ser aceitas ordens de negociação (aplicações, compras, vendas e/ou resgates) de ativos financeiros, títulos e valores mobiliários em nome do Cliente. O Cliente deve manter sempre seus dados cadastrais atualizados junto ao Safra. 10. Dúvidas/Solicitações: Em caso de dúvidas ou solicitações, pedimos encarecidamente entrar em contato pelos contatos abaixo indicados: Central de Atendimento Safra: 55 (11) 3253 4455 (Capital e Grande São Paulo) e 0300 105 1234 1234 (Demais localidades) - De 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h30, exceto feriados. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 772 5755. Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais Auditivas e de Fala: 0800 772 4136. 24 horas por dia. Ouvidoria (caso já tenha recorrido ao SAC e não esteja satisfeito): 0800 770 1236. Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais Auditivas e de Fala: 0800 727 7555 - De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, exceto feriados. Ou acesse: safra.com.br/atendimento/ouvidoria.htm; www.safra.com.br.