Previdência

 

A Safra Vida e Previdência possui uma oferta de produtos PGBL e VGBL para você começar a planejar seu futuro com segurança.

Conte com uma equipe de especialistas dedicados a oferecer suporte na escolha de um plano de previdência que se adapte ao seu perfil e objetivos financeiros.

Diferenciais dos produtos VGBL e PGBL Safra:

  • Gestão ativa dos fundos previdenciários
  • Grade de produtos completa
  • Taxas de administração e rentabilidades competitivas
  • Isenção do carregamento de entrada em todos os produtos

Portabilidade:

Você pode solicitar a portabilidade total ou parcial para qualquer plano de previdência da Safra Vida e Previdência, observando as regras legais e o prazo de carência do plano de origem para cada solicitação.

Benefícios Tributários:

  • Não há incidência de IRRF semestral (come-cotas)
  • Pagamento de imposto de renda somente no recebimento dos recursos (resgate, sinistro ou renda)
  • Alíquota de imposto de renda pode chegar a apenas 10% (caso o cliente opte pelo regime regressivo)

Opções de Tributação

É possível escolher entre dois regimes de Tributação:

Regime Tributário Progressivo

Nesse regime, os valores convertidos em renda mensal são tributados de acordo com a Tabela Progressiva do Imposto de Renda da Pessoa Física vigente.

No caso de resgates, haverá retenção na fonte à alíquota de 15% (quinze por cento), independentemente do valor, a título de antecipação do imposto devido ao final do exercício, de modo que poderá haver tributação complementar quando da entrega da Declaração de Ajuste Anual, em conformidade com a Tabela Progressiva do Imposto de Renda da Pessoa Física em vigor.

Regime Tributário Regressivo

Neste regime, os valores serão tributados exclusivamente na fonte de acordo com a Tabela de Alíquotas Decrescentes, conforme o tempo de permanência no plano de cada contribuição.

Período de Acumulação Alíquota de IR
Até 2 anos 35%
De 2 até 4 anos 30%
De 4 até 6 anos 25%
De 6 até 8 anos 20%
De 8 até 10 anos 15%
A partir de 10 anos 10%

O Imposto de Transmissão Causa Mortis  poderá ser eventualmente exigido conforme a legislação estadual do domicílio do participante na ocasião do óbito.

Os valores convertidos em renda serão submetidos ao Cálculo do Prazo Médio Ponderado (PMP), de modo a determinar a faixa da tabela de alíquotas decrescentes pela qual a renda mensal será tributada.

Para informações sobre os Fundos de Previdência, acesse o site Safra Asset Management: www.safraasset.com.br.

Safra PGBL - Plano Gerador de Benefício Livre

Público-alvo

Pessoa Física que declare Imposto de Renda pelo modelo completo e que, se obrigado por lei, contribua para a Previdência Oficial (INSS).

Características PGBL

Incentivo Fiscal

As contribuições são dedutíveis da base de cálculo do IRPF, limitado a 12 % da Renda Bruta Anual Tributável na Declaração (salário, aluguéis, pensões, entre outros), desde que o contribuinte opte pelo Modelo Completo de declaração.

Imposto de Renda

No pagamento de resgate ou renda mensal, a tributação do Imposto de Renda incide sobre o valor total (principal + rendimentos) de acordo com a disciplina legal do Regime Tributário escolhido pelo cliente.

Vantagens Safra PGBL

Carregamento Zero na entrada

A Safra Vida e Previdência não cobra taxa de ingresso / carregamento sobre as contribuições, sendo 100% do valor aportado no plano aplicado no Fundo de Investimento.

Resgates

Você pode efetuar resgates do seu plano de Previdência no Safra após 60 dias a partir da data de contratação. Os pedidos de resgate também devem cumprir o prazo de carência de 60 dias.

Portabilidade

Você pode realizar a portabilidade do seu plano de previdência cumprida a carência de 60 dias a partir da data de contratação. Não há carência para portabilidade entre os planos Safra. 

Os planos oferecidos nesta modalidade são:

 

Clique aqui para consultar os planos de Previdência registrados na SUSEP. 

Safra VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre

Público-alvo

  • Pessoas Físicas não obrigadas à entrega da declaração do Imposto de Renda.
  • Clientes que efetuam a declaração de Imposto de Renda pelo modelo Simplificado.
  • Clientes que desejam investir mais de 12% da Renda Anual Bruta em Previdência.

Características VGBL

Incidência de Imposto de Renda

O Imposto de Renda incide somente sobre os rendimentos auferidos pelo detentor do plano, somente quando da efetivação do resgate ou recebimento dos recursos sob forma de renda mensal.

Vantagens Safra VGBL

Carregamento Zero na entrada

A Safra Vida e Previdência não cobra taxa de ingresso / carregamento sobre os prêmios pagos, sendo aplicado 100% do valor investido no Fundo de Investimento.

Resgates

Você pode efetuar resgates do seu plano de Previdência no Safra após 60 dias a partir da data de contratação. Os pedidos de resgate também devem cumprir o prazo de carência de 60 dias.

Portabilidade

Você pode realizar a portabilidade do seu plano de previdência cumprida a carência de 60 dias a partir da data de contratação. Não há carência para portabilidade entre os planos Safra. 

Os planos oferecidos nesta modalidade são:

 

Clique aqui para consultar os planos de Previdência registrados na SUSEP. 

Devolução de reserva por morte

A documentação necessária para iniciar o processo de devolução da reserva constituída por causa da morte do participante ao(s) beneficiário(s), são cópias autenticadas e atualizadas dos documentos do check list para devolução do fundo por óbito, junto com a carta solicitação de devolução de reserva por morte, com firma reconhecida em cartório. Após o preenchimento, entregue os documentos e formulários em uma agência mais próxima. 

Check List para devolução do fundo por óbito
Solicitação de devolução de reserva por morte

Alteração Cadastral

O formulário de alteração cadastral da Previdência Privada permite você alterar:

  • Tipo de cobertura por sobrevivência;
  • Periodicidade e valor das contribuições;
  • Prazo de diferimento;
  • Beneficiários;
  • Dados cadastrais.

Caso queira modificar alguns dos itens acima, acesse o formulário de alteração cadastral e o formulário de alteração de beneficiário do Plano de Previdência.

Após o preenchimento, entregue o formulário devidamente preenchido e assinado em uma agência mais próxima. Em caso de alteração de endereço, é necessário levar também o comprovante de endereço original e cópia.