
Operações a Termo
Compre ativos
em uma data futura
O que são Operações a Termo?
A Operação a Termo é um acordo de compra ou venda de ações em uma data futura e por um preço já estipulado.
Ao final do prazo combinado, que varia entre 16 e 999 dias, o investidor paga as ações e recebe os rendimentos do ativo gerados no período. Na operação a termo de compra, caso a cotação do dia do vencimento esteja abaixo do valor estipulado, ele deve arcar com a diferença, gerando prejuízo. Se estiver maior, ele terá lucro com a operação.
É uma operação para os investidores moderados e dinâmicos, que conhecem o mercado e são tolerantes a riscos. Para tornar cada operação mais segura, analisamos criteriosamente vários cenários, com a expertise de quem entende de investimentos.
Como funciona a Operação a Termo
O preço de uma ação vendida no mercado a termo é determinado pelo preço à vista da ação somado ao custo de manutenção até o vencimento.
É possível também ficar apenas com os rendimentos das ações no período. Para isso, basta vender os títulos no vencimento. Portanto, é possível ter operações a termo sem ter todo o dinheiro investido, já que as ações podem não se tornar do investidor ao final do prazo.
Para realizar operações a termo, você utiliza a mesa de operações do Safra, com nossos especialistas prontos para te assessorar na realização de suas negociações.
Liquidação de operações a termo
As operações são liquidadas na data de vencimento ou com antecipação do prazo. Essa antecipação pode ser solicitada pelo comprador, pelo vendedor ou por acordo mútuo.
São três tipos de antecipação de uma operação a termo:Vontade do Comprador (VC), Vontade do Vendedor (VV) e Acordo Mútuo (AM).
Há três maneiras de liquidar uma operação a termo, além da possibilidade de rolar o termo. A rolagem é feita quando o investidor espera o prazo terminar e adquire a ação novamente, mesmo que de vendedores diferentes, mas seguindo na mesma operação.
As 3 maneiras de liquidação na Operação a Termo:
Venda antecipada das ações
Ocorre quando se encerra a operação antes do final do prazo, vendendo as ações e ficando apenas com a diferença entre o valor da venda e o valor da operação a termo.
Liquidação antecipada
Ocorre quando se encerra a operação antes do final do prazo, mas as ações são compradas, passando a pertencer ao investidor que fez a operação a termo.
Vencimento de prazo
Nesta modalidade, o vendedor espera o final do prazo e compra as ações.
Razões para operar a termo
Operar a termo traz vantagens para quem não tem recursos disponíveis no curto prazo, precisa de um valor extra ou quer operar alavancado. Conheça mais sobre cada vantagem:
Levantar valores
Caso o investidor precise levantar um determinado valor, mas não queira perder os seus ativos, ele pode vendê-los e comprá-los via termo. Assim, consegue os recursos que deseja, sem perder as ações e seus rendimentos.
Comprar ações sem recurso
Como é necessário ter o valor de compra apenas ao final do prazo, pode-se adquirir ativos sem ter caixa. Com isso, é possível administrar ações de maior valor em que você acredita que terá uma alta no período.
Alavancar
São operações em que se compra ativos com valores muito maiores do que o seu investimento, mas que podem gerar lucros ou prejuízos na mesma proporção. Nessa modalidade, é possível operar em várias ações disponíveis, já que não é necessário ter o investimento aportado.
Levantar valores
Caso o investidor precise levantar um determinado valor, mas não queira perder os seus ativos, ele pode vendê-los e comprá-los via termo. Assim, consegue os recursos que deseja, sem perder as ações e seus rendimentos.
Comprar ações sem recurso
Como é necessário ter o valor de compra apenas ao final do prazo, pode-se adquirir ativos sem ter caixa. Com isso, é possível administrar ações de maior valor em que você acredita que terá uma alta no período.
Alavancar
São operações em que se compra ativos com valores muito maiores do que o seu investimento, mas que podem gerar lucros ou prejuízos na mesma proporção. Nessa modalidade, é possível operar em várias ações disponíveis, já que não é necessário ter o investimento aportado.
Garantias
Para realizar qualquer operação a termo, é necessário fazer um depósito de garantia na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).
Cabe ao investidor acionar sua instituição financeira e solicitar a transferência de valores ou ativos para a CBLC.
O agente de compensação e a Corretora, que são responsáveis pela Operação a termo, também podem solicitar outras garantias além das exigidas pela CBLC.Essas garantias são feitas de duas formas:
Cobertura
O vendedor a termo deposita os títulos em questão na CBLC como garantia. Esse depósito é o suficiente para assegurar o cumprimento do acordo, sem a necessidade de serem oferecidas outras garantias na operação.
Margem
O valor da margem é a diferença entre o preço à vista e a termo, mais a diferença entre o preço à vista e o menor preço à vista no pregão seguinte. Quando ocorre a redução do valor de garantia é cobrado também um valor adicional.
Diferenciais
Aqui no Safra, você faz operações a termo com a segurança e a credibilidade de uma marca que tem história.Temos uma equipe de especialistas que analisa criteriosamente cada título de Renda Variável para que o seu legado continue sendo o nosso.
Tenha toda a nossa expertise no mercado financeiro à sua disposição com produtos exclusivos, desenvolvidos para atender a todos os perfis de investidor. Estamos há 180 anos colhendo resultados para os patrimônios dos nossos clientes. Invista Safra.

Quer investir?
Abra sua conta
O Safra possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.
A abertura da conta e a emissão de cartão de crédito estão sujeitos à análise e aprovação do Banco Safra S.A. Para saber mais, acesse: https://www.safra.com.br/
A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para mais detalhes, consulte o documento disponível aqui.
Material Publicitário. Este material destina-se a apresentar as soluções de investimento disponíveis no Grupo J. Safra, não devendo ser interpretado como indicação ou recomendação de investimento.
OS INVESTIMENTOS APRESENTADOS PODEM NÃO SER ADEQUADOS AOS SEUS OBJETIVOS, SITUAÇÃO FINANCEIRA OU NECESSIDADES INDIVIDUAIS. O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO SUITABILITY É ESSENCIAL PARA GARANTIR A ADEQUAÇÃO DO PERFIL DO CLIENTE AO PRODUTO DE INVESTIMENTO ESCOLHIDO. LEIA PREVIAMENTE AS CONDIÇÕES DE CADA PRODUTO ANTES DE INVESTIR.
Essas informações não constituem qualquer forma de oferta pública ou privada pelo Banco Safra, e não devem ser consideradas como recomendação de crédito ou investimento pelo Banco. Os produtos e serviços contidos nesta página são meramente informativos, sendo que a efetiva contratação dependerá da prévia análise cadastral e aprovação do Banco Safra e abertura da conta corrente, conforme aplicável. Esta instituição é aderente ao Código Anbima de regulação e melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento.
Essa mensagem tem conteúdo meramente informativo, não constitui recomendação de investimento ou adesão a produtos e serviços, não foi preparado por analista de valores mobiliários, bem como não discrimina todos os termos, condições e riscos inerentes a um investimento no mercado financeiro e de capitais. Este conteúdo não pode ser reproduzido, distribuído, alterado, copiado, total ou parcialmente, sem o prévio consentimento por escrito do Grupo J. Safra. O conteúdo deste material é destinado exclusivamente às pessoas e/ou organizações indicadas no endereçamento e está sendo enviado a todos os investidores, indistintamente da adequação do perfil. Todo investimento no mercado financeiro e de capitais apresenta riscos. O Grupo J. Safra não será responsável por perdas diretas, indiretas ou lucros cessantes decorrentes da utilização deste material para quaisquer finalidades. Os instrumentos aqui discutidos podem não ser adequados a todos os investidores. A decisão pelo tipo de investimento, serviço ou produto, bem como a análise e adequação do produto ao perfil de risco do cliente, é de responsabilidade exclusiva do cliente, razão pela qual o Grupo J. Safra aconselha fortemente que o investidor faça uma avaliação independente sobre as operações. Quaisquer referências a rentabilidades passadas não significam de qualquer forma a garantia ou previsibilidade de rentabilidades futuras. Contratação sujeita à análise cadastral. Qualquer rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Termos e condições podem ser alterados a qualquer momento, independentemente de aviso prévio. Consulte seu gerente e canais de atendimento para os termos e condições aplicáveis. Este investimento não é necessariamente garantido pelo FGC - Fundo Garantidor de Crédito.
Central de Atendimento Safra: 55 (11) 3253 4455 (Capital e Grande São Paulo) e 0300 105 1234 (Demais localidades) - De 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h30, exceto feriados. Central SafraPay / Pessoa Jurídica: Capital e Grande São Paulo (11) 3175-8248 Demais Localidades 0300 015 7575 Atendimento personalizado, de 2ª a 6 feira, das 8h às 21h, exceto feriados. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 772 5755. Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais Auditivas e de Fala: 0800 772 4136. 24 horas por dia Ouvidoria (caso já tenha recorrido ao SAC e não esteja satisfeito): 0800 770 1236. Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais Auditivas e de Fala: 0800 727 7555 - De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, exceto feriados. Ou acesse: https://www.safra.com.br/atendimento/atendimento-ao-cliente/ouvidoria.htm ou https://www.safra.com.br/ Para execução de ordens via mesa ou Trader Homebroker, os clientes podem entrar em contato pelo telefone: (11) 3175-7661 (serviço pago, confira os custos em https://www.safra.com.br/corretora/custos-operacionais.htm).
Para mais informações sobre investimentos, acesse: https://www.safra.com.br/investimentos.htm