Dicas de Segurança

 

Conheça algumas dicas de segurança que podem ajudar no seu dia a dia.

  • Acesse o Internet Banking somente de dispositivos confiáveis.
  • Somente acesse os sites do Safra digitando o endereço diretamente no navegador web, nunca clicando em um link existente em uma página ou em uma mensagem.
  • Acompanhe diariamente os lançamentos em sua conta corrente. No caso de constatar qualquer crédito ou débito irregular, entre em contato com o Safra imediatamente.
  • Ao acessar o endereço www.safra.com.br, verifique se a barra de endereço ficará com o nome Banco Safra S.A. destacado em verde, isso garante que a página é segura.
  • O Safra nunca telefona para seus clientes solicitando dados de agência, conta, senhas ou códigos de autorização do token.
  • Informe seus dados pessoais somente quando você entrar em contato com a Central de Atendimento Safra.
  • Ao ligar para a Central de Atendimento Safra, procure um lugar discreto para que ninguém ouça o que está sendo falado durante a ligação, principalmente ao informar dados cadastrais ao atendente.
  • Não utilize telefones celulares de terceiros para entrar em contato com o Safra. Os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho.
  • O Safra nunca envia mensagens com informações ou solicitações de dados cadastrais de clientes, como: e-mails com links para acesso às suas páginas, e-mails solicitando atualização de cadastro, número de agência, de conta corrente, senha e e-mails com arquivos executáveis anexados.
  • Desconsidere qualquer solicitação de atualização de dados ou senhas.
  • Caso receba algum e-mail suspeito para as situações acima ou outras, envie e-mail para o endereço: evidencias@safra.com.br ou entre em contato com a Central de Atendimento Safra pelo telefone 0300 105 1234.
  • Não abra e-mails de origem desconhecida. Essas mensagens podem conter vírus ou instalar programas de captura de dados pessoais.
  • Não abra nem execute programas ou arquivos anexados. Mesmo que sejam de pessoas de sua confiança, desconfie. A conta de e-mail delas pode ter sido invadida.
  • Instale um firewall e um antivírus confiável.
  • Mantenha os programas instalados com as versões mais recentes.
  • Use apenas programas originais.
  • Use as configurações de segurança já disponíveis nos programas.
  • Nunca faça downloads de arquivos ou programas de sites e e-mails desconhecidos ou de procedência duvidosa.
  • Não forneça as suas senhas para outra pessoa em hipótese alguma.
  • Certifique-se de fechar a sua sessão ao acessar sites que requeiram o uso de senhas.
  • Crie senhas seguras. Evite utilizar nome de filhos, datas comemorativas etc.
  • Troque a sua senha periodicamente ou imediatamente quando suspeitar de perda de confidencialidade.
  • Evite acessar sites desconhecidos e só faça downloads de sites que conheça e saiba que são confiáveis.
  • Nunca digite seus dados em páginas ou sites estranhos.
  • Seja seletivo para aceitar amigos em redes sociais. Ladrões de identidade podem criar perfis falsos, a fim de obter informações suas. 
  • Cuidado com o que você coloca nas Redes Sociais, evite colocar informações de trabalho e família.
  • Uma das formas mais comuns usadas pelos hackers para invadir contas financeiras ou outras é clicando no link "Esqueceu sua senha?" na página de login da conta. Para entrar na sua conta, eles buscam as respostas para suas perguntas de segurança, como seu aniversário, cidade de origem, turma do colégio ou o nome do meio de sua mãe. Se o site permitir, faça as suas próprias perguntas de senha e não as extraia de nenhum material que possa ser encontrado com uma busca rápida.
  • Não assine o seu nome sobre a tarja magnética, não use clipes no cartão e não o exponha a campos magnéticos, dobraduras ou ao calor. Essas precauções evitam problemas de leitura do cartão pelas máquinas.
  • Nunca empreste seu cartão para ninguém nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto, impedindo que haja troca do mesmo sem que você perceba.
  • Nunca anote sua senha. Memorize-a, evitando que terceiros tenham acesso a ela.
  • Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento Safra, pedindo o cancelamento, evitando ser responsabilizado por compras realizadas por terceiros.
  • Tenha cuidado com esbarrões ou encontros acidentais que possam levá-lo a perder o seu cartão de vista temporariamente. Se isso ocorrer, verifique se aquele que está em seu poder é realmente o seu cartão. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente ao Safra, evitando ser responsabilizado por compras realizadas por terceiros. Evite deixar que levem seu cartão para o pagamento de qualquer conta (lojas, restaurantes, postos de gasolina etc.). Esteja sempre presente quando for passar o seu cartão pelas máquinas.
  • Ao sair, somente leve os cartões se for utilizá-los. Assim, você evita riscos desnecessários.
  • Quando se direcionar a um caixa eletrônico, verifique sempre se o equipamento está operante antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.
  • Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, bem como a digitação de sua senha e o valor retirado.
  • Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes fechados como shoppings ou lojas de conveniência.
  • Se por algum motivo o cartão ficar retido no caixa automático, aperte a tecla “ANULA” ou “CANCELA” e comunique-se imediatamente com o Safra. Tente utilizar o telefone da cabine. Se ele não estiver funcionando, pode se tratar de tentativa de golpe. Nesses casos, nunca digite senha nenhuma na máquina nem aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no Safra. Não digite senha nenhuma em celulares ou em qualquer outro equipamento.
  • Emita sempre cheques nominais e cruzados.
  • Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios e evite rasuras.
  • Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizadas com cartão.
  • Evite circular com talões de cheques. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia.
  • Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente, CPF e a quantidade de cheques do talonário.
  • Tome o máximo de cautela ao guardar os talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado.
  • Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão.
  • Separe os cheques de qualquer documento pessoal.
  • Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos.
  • Quando estiver em uma agência bancária, evite conversar com estranhos. Afinal, não é possível saber se o seu interlocutor é uma pessoa honesta ou não.
  • Ao sair da agência, não saia com pacote nas mãos, pois chama a atenção de golpistas ou ladrões.
  • Evite contar dinheiro em público.